Um homem de 43 anos acusado de homicídio foi preso nessa sexta-feira (6) em Pacaraima, na região Norte de Roraima. Conforme a Polícia Civil, a prisão ocorreu durante a Operação Hórus.
A Justiça condenou o homem à pena de 12 anos, em regime fechado, por assassinar Arnaldo Alexandre, 34 anos, a tiros no dia 10 de novembro de 2008.
Ainda de acordo com a Civil, o crime ocorreu numa fazenda localizada a 11 km, à margem direita da BR-174, próximo à pedra Pintada, no município de Amajari.
MPRR
Segundo denúncia do Ministério Público de Roraima (MPRR), no dia do crime o acusado ingeria bebida alcoólica com a vítima e um adolescente.
Eles trabalhavam juntos na fazenda e após transportar o gado e cuidar dos cavalos, tiveram uma discussão por “motivo banal”, destaca o MPRR.
Em seguida, o acusado entrou na casa, foi até ao encontro do colega de trabalho que estava dormindo em uma cadeira e atirou contra a vítima.
Conforme o MPRR, o acusado atirou contra a vítima e o matou de forma “livre e consciente”.
“O crime foi praticado por motivo fútil, flagrantemente desproporcional ao resultado produzido, uma vez que a justificativa do acusado para o crime é de que teria sofrido uma possível ameaça por parte da vítima”, sustenta o órgão.
Para o Ministério Público o criminoso utilizou de recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima, que encontraram amarrada a uma cadeira. Além disso, ele efetuou os tiros por trás, quando a vítima estava dormindo.
Condenação e prisão do homem
Após a denúncia, o suspeito foi submetido a júri popular e sentenciado à pena de 12 anos de prisão em regime fechado.
O delegado de Pacaraima, Francisco Araújo, coordenou a ação. Ele recebeu um comunicado da Comarca do município sobre o mandado de prisão do homem que estaria naquela região.
Os policiais receberam a informação de que o homem se encontrava na comunidade indígena Boca da Mata, 20 km da sede de Pacaraima.
A equipe foi ao local e o conduziu à Delegacia de Pacaraima, onde foi formalizada a prisão. Em seguida, na manhã de hoje, a Polícia o encaminhou à audiência de custódia em Boa Vista.
Operação Hórus
A ação faz parte da Operação Hórus/Vigia, do Ministério da Justiça (MJSP), integrada com as polícias Civil, Militar e Secretaria de Segurança Pública de Roraima.
Fonte: Da Redação