Indígenas da Comunidade Indígena Tabatinga, na TI Raposa Serra do Sol relataram que sofreram um “ataque” por parte de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
De acordo com o relato do Conselho Indígena de Roraima (CIR), o confronto ocorreu na tarde desta terça-feira (16). Pelo menos seis pessoas ficaram feridas.
O CIR informou nas redes sociais que a Polícia Militar de Roraima (PMRR) retirava um posto de vigilância e monitoramento que ficava dentro da TI. Dessa forma, durante a ação, os agentes agrediram seis pessoas.
Imagens divulgadas pelo CIR mostram indígenas feridos na cabeça e no peito após o ataque relatado.
Nas redes sociais, o Conselho disse ainda que uma senhora e o Tuxaua da comunidade estão entre os feridos. A entidade também afirmou que tomará as medidas cabíveis.
Outra denúncia
Em agosto deste ano indígenas da região se posicionaram contra a a ação da PMRR no local. Eles disseram que esperavam um oficial de Justiça com um mandado.
Contudo, foram surpreendidos com “tropas de choque”. Eles classificaram a ação dos agentes como “abuso de poder“.
Outro lado
A Polícia Militar informou em nota que os policiais cumpriram decisão judicial que proíbe a obstrução de vias na Raposa Serra do Sol.
A corporação disse que no primeiro contato com a tropa policial, os organizadores do bloqueio se mostraram solícitos e atenderam de forma pacífica à determinação judicial e desobstruíram a passagem da via.
Em seguida, os organizadores do bloqueio retornaram com cerca de 100 pessoas munidos com arcos e flechas, além de armas brancas.
Os PMs relataram que os indígenas os atacaram arremessando suas flechas e pedras. Um policial ficou ferido na perna com uma flecha.
Ainda conforme a PM, uma viatura policial foi depredada e alguns escudos foram atingidos com flechas. Por fim, a instituição garantiu que os agentes não utilizaram arma ou munição letal
Fonte: Da Redação