Ministério da Justiça lança site com foragidos mais procurados do Brasil; oito são de Roraima

Lista reúne 216 nomes de criminosos de alta periculosidade de todo o país

Ministério da Justiça lança site com foragidos mais procurados do Brasil; oito são de Roraima
Fotos: divulgação/Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta segunda-feira, 8, o site ‪gov.br/captura‬, que disponibiliza a lista dos 216 foragidos mais procurados do país. Entre eles, oito são de Roraima.

Cada unidade da Federação indicou oito alvos prioritários com base em uma matriz de risco.
Com isso, avaliou aspectos como gravidade e natureza do crime cometido, assim como vinculação com organizações criminosas. Também a existência de múltiplos mandados de prisão e atuação interestadual.

Conforme Nota divulgada, a Ministério afirmou que a iniciativa aprimora a segurança pública no combate as organizações criminosas. “A implementação da lista representa um esforço conjunto entre as esferas federal e estadual para aprimorar a segurança pública e combater de forma mais eficaz as organizações criminosas no Brasil”, diz o ministério, em nota.

A iniciativa também possibilita o intercâmbio de informações entre os estados e estimula a colaboração direta da população.

Denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais 190 e 197.

site faz parte do Programa Captura, uma ação de articulação nacional voltada à identificação, à localização e à prisão de criminosos considerados de alta periculosidade. O ministério informou que irá instalar uma célula operacional do Programa Captura no estado do Rio de Janeiro.

Conforme o Ministério, “a medida responde à constatação de que criminosos de diferentes regiões do Brasil frequentemente se ocultam em áreas do estado fluminense. A nova estrutura permitirá apoio direto às polícias estaduais, assim como maior agilidade na troca de informações para a localização de foragidos”, explica a pasta.

Confira os oito mais procurados de Roraima:

Laurence de Souza Cruz Casari – técnico em informática denunciado por pedofilia pelo Ministério Público de Roraima em 2010 e constava na lista de procurados do Ministério da Justiça.

Caio Porto – suspeito de matar o casal de agricultores Flávia Guilarducci e Jânio Bonfim no Cantá em 23 de abril 2024. Também está na lista vermelha de procurados da Interpol.

Cirilo Barros Ferreira – condenado a 22 anos de prisão pelo assassinato do empresário Francisco Mesquita em maio de 2011, em Boa Vista.

Deuzirene Cardoso da Silva – presa preventivamente em 2011, denunciada por suposta omissão em relação ao abuso sexual cometido pelo seu companheiro contra a própria filha de 11 anos na época dos fatos.

Francisco Gleiton Martins de Oliveira – Não foram encontradas informações oficias sobre o procurado.

Gessé Diomar Mendes Barros – condenado por mandar matar o empresário Rogério de Oliveira Rosa em agosto de 2007. Ele também está na lista da Interpol.

Ivanildo Costa de Souza – servidor público federal réu por estuprar três meninas em Roraima entre 2013 e 2024.

Marcelo Magalhães da Silva – suspeito de matar casal de idosos Chenyl Atkinson e José Ribamar Ribeiro em 4 de março de 2024, em Bonfim.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x