Ministério da Saúde recebeu, em outubro, cerca de 1,2 milhão de doses de vacinas covid-19 e deu início à distribuição para todo o Brasil. A ação teve conclusão na quinta-feira (31), com todos os 26 estados e o DF contemplados com os imunizantes contra a doença.
O lote faz parte de uma compra emergencial e cabe aos gestores estaduais a distribuição para os municípios. Recentemente, um novo pregão para a aquisição de mais 69 milhões de doses teve finalização. Com a nova compra, a população terá a garantia de proteção contra as formas graves da doença pelos próximos 2 anos.
Desde maio, o Ministério da Saúde distribui a vacina com a variante XBB 1.5, que é uma versão atualizada e monovalente do imunizante. Além disso, até o momento, mais de 4,4 milhões de doses da vacina XBB 1.5 tivera aplicação em todo o Brasil. Segundo dados da cobertura vacinal contra a covid-19, cerca de 86% dos brasileiros têm ao menos duas doses da vacina.
Conforme lembra Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), “a vacinação é uma ferramenta essencial para proteger crianças e adultos contra a covid-19 e outras doenças”.
Assim, a imunização atualmente está recomendada no Calendário Nacional de Vacinação para crianças entre seis meses e menores de 5 anos, na rotina; para pessoas dos grupos prioritários a partir de 5 anos de idade; e para população geral a partir de 5 anos de idade, desde que não tenham nenhuma dose anterior de vacina covid-19.
Por fim, o Ministério da Saúde adota estratégias para manter a vacinação em dia e garantir a proteção da população. Todas as ações ocorrem em diálogo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Fonte: Da Redação
A 4ª edição do evento contou com integrantes do Cabelos de Prata e das Unidades…
Em Roraima, a ação acontece de 4 a 29 de setembro, na Agência dos Correios,…
Cerimônia de premiação acontece no dia 21 de novembro, em Florianópolis
Guardas municipais visitaram as comunidades Serra da Moça e Vista Alegre na ultima quinta-feira, 31.…
Maior parte das dívidas está concentrada na população de 26 a 40 anos (37,8%)
Operações de mais de R$ 200 dependerão de dispositivos cadastrados