Ministério Público Federal investiga denúncias de tortura em Penitenciária de RR

MPF disse que vai coletar “elementos para subsidiar eventuais ações judiciais futuras ou providências extrajudiciais que se revelarem necessárias”

Ministério Público Federal investiga denúncias de tortura em  Penitenciária de RR
Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito para apurar denúncias de atos de tortura na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). O órgão publicou a portaria no dia 13 de fevereiro.

O MPF já havia instaurado um Procedimento Preparatório. O intuito era de apurar denúncias sobre os possíveis casos.

Dessa forma, com a conclusão da apuração preliminar, o órgão resolveu instaurar inquérito. E, assim, coletar as provas e/ou elementos para subsidiar futuras ações.

“… RESOLVE instaurar INQUÉRITO CIVIL, com base nas razões e fundamentos expressos na presente portaria, para a regular e legal coleta de elementos objetivando subsidiar eventuais ações judiciais ou providências extrajudiciais que se revelarem necessárias”, diz a portaria.

Atendimentos de saúde

Outro assunto que o MPF aborda na portaria diz respeito aos atendimentos de saúde dos detentos. Conforme o texto, o órgão solicitou, no prazo de 60 dias, os relatórios de atendimentos de saúde referentes aos meses de fevereiro, março e abril de 2022. No entanto, a Pamc não enviou os dados.

Dessa forma, o promotor do caso determinou o envio de novo ofício à diretoria da Pamc para que envie os relatórios no prazo de 10 dias corridos. A portaria é do dia 6 de fevereiro.

Citada

O Sindicato dos Policiais Penais de Roraima (Sindipen) disse que acredita que os agentes do Estado nada têm a ver com a denúncia. Disse ainda que reitera a sua confiança na Justiça, de modo que tudo possa ser esclarecido o mais breve possível.

Do mesmo modo, a reportagem procurou o Governo de Roraima e questionou o motivo pelo qual a Pamc não enviou os relatórios. Contudo, até a publicação desta matéria, não recebeu resposta.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x