Através das redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira (6) o reforço das forças de segurança federais em Roraima que atuam na retirada de garimpeiros ilegais das terras indígenas.
“Dando cumprimento ao Decreto do presidente Lula, determinei a ampliação da presença da Polícia Federal e da Força Nacional em Roraima, ao longo desta semana. Queremos que a desintrusão das terras indígenas ocorra em PAZ, sem conflitos. Contamos com a colaboração de todos”, escreveu.
Garimpeiros começaram a deixar terras indígenas após a deflagração da “Operação Escudo Yanomami“, que iniciou às 00h da última quarta-feira (1º).
A implantação de uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) no espaço aéreo da Região Norte foi estabelecido com base no Decreto Presidencial N° 11.405/2023 e tem o objetivo de contribuir para o combate ao garimpo ilegal em Roraima.
Além disso, no dia 31 de janeiro, O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçou a ordem de retirada de garimpos ilegais das Terras Yanomami; Karipuna; Uru-Eu-Wau-Wau; Kayapó; Arariboia; Mundurucu; e Trincheira Bacajá.
Fonte: Da Redação com informações da Agência Brasil