Operação apreende 89 mil litros de combustível na Terra Yanomami

Os dados fazem parte de uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Operação apreende 89 mil litros de combustível na Terra Yanomami
Foto: Hutukara Associação Yanomami

A operação em combate ao garimpo ilegal na Terra Yanomami em Roraima, aprendeu 89 mil litros de combustíveis.

Os dados fazem parte de uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgada nesta segunda-feira (27).

De acordo com o Ministério da Justiça, a operação chamada de ‘Guardiões do Bioma’ que teve inicio em agosto desse ano, ainda apreendeu na Terra Yanomami, 89 aeronaves, deixou 22 aviões incapazes para voo, fiscalizou 87 pistas clandestinas de pouso e prendeu 38 pessoas por relação com crime ambiental.

Ainda de acordo com Ministério da Justiça, a operação também apreendeu quase 30 mil quilos de minério, 850 munições e nove embarcações. Além de desativarem 10 10 balsas, 11 veículos, quatro tratores e 22 postos de combustíveis.

A ação por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), também apoiou a expulsão de não indígenas e garimpeiros da Terra Yanomami.

Conforme o Ministério da Justiça, a operação vai ganhar uma nova fase em 2022, no entanto o foco será no combate ao desmatamento.

Terra Yanomami

A Terra Yanomami viveu uma série de ataques de invasores que exploram ilegalmente o ouro. A Hutukara Associação Yanomami (HAY) enviou cerca de 10 ofícios, denunciando o caso entre maio e junho deste ano.

Conforme a Associação, os garimpeiros também usam gás lacrimogêneo e balas para ameaçar os indígenas. Em meio a esse cenário, entidades pressionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para ordenar a retirada dos invasores da região da Terra Yanomami.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x