Polícia

Operação conjunta em RR mira associação criminosa especializada em tráfico de drogas interestadual

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Força-Tarefa de Segurança Pública de Roraima (FTSP) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a Operação Arcano X, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada no tráfico de drogas interestadual.

Mais de 30 policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, em Boa Vista, expedidos pela Vara de Entorpecentes e de Organização Criminosa da Justiça de Roraima.

Os envolvidos atuariam tanto por via terrestre, quanto por meio aéreo, em aviões de pequeno porte. Dessa forma, eles pousariam em pistas clandestinas na zona Rural do estado. A droga teria como origem, principalmente, o estado do Amazonas; e teria como destino, além de Roraima, outros estados do Brasil.

Ao longo das investigações, sete suspeitos form presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Em 12 de janeiro deste ano, cinco suspeitos da organização, dos quais dois pilotos, foram presos em flagrante com 55kg de Skank em Boa Vista. A polícia encontrou a droga dentro do veículo do suspeito de liderar a associação criminosa. Já em outubro de 2022, outros dois suspeitos foram presos com 10kg da droga.

Integram a FTSP de Roraima as Polícias Federal, Rodoviária Federal, assim como a Civil, Militar e Penal. Além da Secretaria de Segurança Pública e pela Secretaria de Justiça e Cidadania do estado de Roraima.

Apreensões e prisões

Este ano, a Força Tarefa de Roraima já apreendeu 120 kg de drogas ilegais, sete armas de fogo, 260 munições e nove veículos. Além de ter prendido em flagrante 68 indivíduos e cumprido nove mandados de prisão, entre brasileiros e estrangeiros.

Em dezembro do ano passado, a corporação realizou a apreensão de mais de meia tonelada de “skunk”, a maior apreensão de drogas da história em Roraima. Do mesmo modo, o grupo apreendeu uma aeronave e cinco armas de fogo.

Desde o início, em agosto de 2019, a FTSP/RR já deflagrou oito operações contra associações especializadas no tráfico de drogas, bem como facções criminosas.

Então, ao total, o grupo prendeu 950 pessoas, cumpriu 276 mandados de prisão, apreendeu quase 3 toneladas de cocaína e “skunk”, diversas drogas sintéticas, 122 armas de fogo, 3.789 munições, 163 veículos e quatro aeronaves.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

39 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

48 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

59 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago