Polícia

Operação da PF desarticula reestruturação de facção em Roraima

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação ‘Presente de Grego’ em Roraima e no Amazonas na manhã desta terça-feira (31). De acordo com a instituição, o objetivo é desarticular a reestruturação de uma facção que tenta se restabelecer no estado.

Mais de cem policiais cumprem 45 mandados expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organização Criminosa da Justiça Estadual em Roraima. A ação ocorre após representação da Autoridade Policial e manifestação favorável do Ministério Público Estadual (PMRR).

Os agentes cumprem 24 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão nos municípios de Boa Vista, Mucajaí e Iracema Roraima. Agentes também cumprem mandados no município de Humaitá, interior do Amazonas.

“Plano de reestruturação”

Conforme a PF, as investigações iniciaram em junho, após a prisão de um suspeito que participaria de um “plano de reestruturação” da facção em Roraima.

Segundo o inquérito policial, os próprios integrantes estariam queixosos das dificuldades em preencher os “cargos” da organização criminosa. O motivo seria as sucessivas atividades da PF. Dessa forma, a organização teria enviado criminosos de outros estados para coordenarem a reestruturação do grupo.

Em dois meses a PF identificou as novas lideranças no estado, inclusive, constatou o retorno de alguns condenados por participação em organização criminosa à “linha de frente” de atuação do grupo.

Dos 24 alvos dos mandados de prisão, 19 já foram indiciados ou condenados por envolvimento com outros crimes. Desses, ao menos sete também possuem o registro de passagens pelo Juízo da Infância e Juventude pela prática de crimes como participação em organização criminosa, bem como homicídio.

Os crimes pelos quais investigados responderão são: participação em organização criminosa com uso de arma de fogo e com agravamento da pena para quem exerce o comando da organização, bem como o crime de tráfico de drogas. Por outro lado, as penas destes crimes, somadas, podem ultrapassar os 25 anos de prisão. A ação também conta com o apoio das polícias Civil, Militar e Penal de Roraima.

Presente de Grego

O nome da operação faz referência à expressão popular na qual um presente, geralmente algo benéfico, traz algum prejuízo para o recebedor, ao contrário do esperado, por se tratar de data na qual os criminosos comemoram o início das atividades da Organização Criminosa.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia, segundo o Dieese

21 minutos ago

MPRR instaura inquérito e recomenda que Governo do Estado suspenda seletivo da Educação de 1,6 mil vagas por 30 dias

Órgão estabelece um prazo de cinco dias para que a Pasta informe as medidas adotadas…

51 minutos ago

Sine: veja as 205 oportunidades de emprego para esta segunda-feira, 15

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Jovem é morto pela namorada após discussão no interior de RR

Mulher, de 34 anos, disse que golpeou Luidy Gabriel Sousa do Vale para se defender…

3 horas ago

Mais três integrantes de facção são presos em Roraima e Santa Catarina; sobe para 21 mandados de prisão cumpridos

Prisões ocorreram neste sábado, dia 13. A PCRR vem cumprindo 77 ordens judiciais, incluindo 22…

19 horas ago

Videogame brasileiro tem menino yanomami como herói

Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami

19 horas ago