Perda de documentos lidera registros de boletins de ocorrência na Delegacia Virtual de RR em 2023

Ocorrência lidera a lista dos mais registrados na Delegacia Virtual da Polícia Civil nos últimos dois anos

Perda de documentos lidera registros de boletins de ocorrência na Delegacia Virtual de RR em 2023
Foto: Ascom/PCRR

Perda ou extravio de documentos é a ocorrência mais registrada na Delegacia Virtual da Polícia Civil de Roraima nos últimos dois anos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (29).

Neste ano, houve registro de cerca de 4.630 Boletins de Ocorrência. No ano passado, foram 4.930 ocorrências de perdas ou extravios de documentos.

Na lista dos cinco tipos de ocorrências mais registradas nos últimos dois anos, conforme os dados da Delegacia Virtual, o de perda de documentos lidera. Em seguida, aparece Estelionato, com 1.967 B.Os registrados em 2023 e 2.109 no ano passado.

O registro de furto ocupa o terceiro lugar, com 1.611 comunicados em 2023 e 1.393 no ano anterior. Em quarto lugar está a ocorrência de acidente de trânsito sem feridos, com 1.425 registros em 2023 e 1.160 no ano passado. Por fim, outros fatos atípicos (não considerados crimes), ocupa o quinto lugar, com 616 registros, tanto em 2023 como em 2022.

Ao mesmo tempo, crimes como estupro, extorsão, falsidade ideológica, abandono de incapaz, assédio sexual, entre outros, tiveram baixos índices de registro em 2023 e 2022, alguns com apenas um registro online.

Para a delegada-geral em exercício da Polícia Civil de Roraima, Darlinda de Moura Viana, o alto índice de registros de perdas ou extravios de documentos ocorre devido à natureza do fato.

“A burocracia para registrar pessoalmente o boletim de ocorrência referente a perda de um documento é, muitas vezes, considerada desnecessária pelas pessoas. É melhor registrar no conforto de sua casa, por exemplo. Já os demais crimes, no qual muitas vezes se precisa de perícia ou algo do tipo, têm baixos índices de registro online, pois as pessoas preferem ir à Delegacia”, detalhou a delegada.

Aumento de registros online

Segundo a Polícia Civil, houve um pequeno aumento no total de registros feitos virtualmente quando comparados os períodos de 2022 e 2023.

Em 2022 ocorreram o total de 13.315 registros. E, até o dia 23 de dezembro deste ano, foram registrados 13.528 ocorrências, um aumento de 213 registros na plataforma da Delegacia Virtual, que tem atendimento 24h.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x