Polícia

PF desarticula organização criminosa com atuação dentro e fora de presídios em Roraima

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quarta-feira (20) a “Operação Tabuleiro” para desarticular uma organização criminosa de Roraima com atuação nacional de tráfico de drogas e outros crimes.

Conforme a PF, mais de 200 policiais cumprem 82 mandados, sendo 47 mandados de prisão preventiva e 35 busca e apreensão. As ações ocorrem em Roraima, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com a Federal, as investigações contaram com o apoio da Promotoria de Justiça Especializada em Crimes de Tráfico de Drogas e Organização Criminosa do Ministério Público Estadual. 

Atuação da PF

As ações iniciaram após a operação Presente de Grego, em 31 de agosto de 2021. À época, a polícia verificou que a organização pretendia reestruturar os quadros criminosos. Isso ocorreu depois da identificação e prisão de lideranças locais e ocupantes de postos estratégicos do grupo.

Segundo a PF, criminosos em outros estados coordenavam as ações em Roraima. Um dos suspeitos estava preso em Campo Grande (MS).

Além disso, o inquérito policial indica que as lideranças nacionais do grupo estavam insatisfeitas com o “baixo rendimento” das ações criminosas no estado. Eles acreditavam que a interferência “federal” na região prejudicava os crimes praticados em Roraima.

Os suspeitos em Roraima eram incentivados a matar pessoas e vender drogas para comprar armas.

“Eram lembrados, inclusive, que nos anos de 2017 e 2018 foram cometidos até mais de 3 homicídios por semana e que, atualmente, nada ocorreu”, destaca a PF.

A PF destaca que nos últimos três anos mais de 200 integrantes da facção criminosa foram presos no estado pela Polícia Federal e Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP). A PF coordena a FTSP, enquanto as polícias Civil, Militar e Penal de Roraima também integram o grupo.

“Os investigados também mostraram satisfação com o fim da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado, com uma expectativa de conseguirem ‘retomar’ o controle da maior unidade prisional de Roraima, a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo”. As investigações seguem em andamento.

Operação Tabuleiro

O nome da operação faz referência ao modo como os integrantes da organização criminosa se referem à identificação de criminosos rivais. Eles a denominam como montar o “tabuleiro”.

Fonte: Da Redação

Yara Walker

Recent Posts

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

11 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

14 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

16 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

16 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

17 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

1 dia ago