Polícia

PF inicia operação contra suspeitos de envolvimento com a exploração sexual em garimpos de RR

A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Palácios que investiga suspeitos de envolvimento com a exploração sexual em garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Nesse sentido, a ação iniciou na manhã deste sábado (18).

Conforme a PF, as investigações iniciaram após o resgate de uma adolescente de 15 anos que estava desaparecida. A ação ocorreu no dia 14 de março em abornagem no Rio Mucajaí. Ela estava sendo vítima de exploração sexual em garimpos da região.

Dessa forma, a PF identificou pessoas que estariam envolvidas na logística. Assim como na operacionalização de um esquema de envio de mulheres e de adolescentes. O objetivo era explorar sexualmente as vítimas em regiões de garimpo.

Durante a operação, os agentes cumprem 4 mandados de busca e apreensão. Também são cumpridos 4 de prisão temporária em Boa Vista.

Como agiam suspeitos alvo da operação

Segundo explicou a PF, os aliciadores abordavam as mulheres e adolescentes por redes sociais. Desse modo, ofereciam trabalho no garimpo em diversas áreas; incluindo a prostituição. Além disso, eles prometiam um grande ganho financeiro.

Em seguida, após convencer as vítimas, um motorista as buscariam, levando-as até uma pista clandestina. Depois disso, elas viajavam de avião até a área do garimpo ilegal.

Ao chegar na região, os criminosos cobravam o valor de R$ 10 mil das vítimas pelos custos de transporte. Desse modo, gerando dívidas para as mulheres e adolescentes.

“Todo o sustento das vítimas, da alimentação até a moradia, seria cobrado pelos aliciadores. De modo a impedi-las de saírem de lá enquanto não quitassem a dívida. Na tentativa de quitar dívidas cada vez maiores, as vítimas chegavam a realizar até 15 programas por noite. Também sofriam ameaças caso não quisessem se prostituir”, detalhou a PF.

Denuncie

Vítimas e pessoas que saibam de situações semelhantes podem denunciar anonimamente à PF em Roraima. O número para contato é o (95) 36211500. Também é possível denunciar na Superintendência.

Fonte: Da Redação

Bruna Alves

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

11 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

20 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

30 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

2 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago