Polícia

PF inicia operação contra suspeitos de envolvimento com a exploração sexual em garimpos de RR

A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Palácios que investiga suspeitos de envolvimento com a exploração sexual em garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Nesse sentido, a ação iniciou na manhã deste sábado (18).

Conforme a PF, as investigações iniciaram após o resgate de uma adolescente de 15 anos que estava desaparecida. A ação ocorreu no dia 14 de março em abornagem no Rio Mucajaí. Ela estava sendo vítima de exploração sexual em garimpos da região.

Dessa forma, a PF identificou pessoas que estariam envolvidas na logística. Assim como na operacionalização de um esquema de envio de mulheres e de adolescentes. O objetivo era explorar sexualmente as vítimas em regiões de garimpo.

Durante a operação, os agentes cumprem 4 mandados de busca e apreensão. Também são cumpridos 4 de prisão temporária em Boa Vista.

Como agiam suspeitos alvo da operação

Segundo explicou a PF, os aliciadores abordavam as mulheres e adolescentes por redes sociais. Desse modo, ofereciam trabalho no garimpo em diversas áreas; incluindo a prostituição. Além disso, eles prometiam um grande ganho financeiro.

Em seguida, após convencer as vítimas, um motorista as buscariam, levando-as até uma pista clandestina. Depois disso, elas viajavam de avião até a área do garimpo ilegal.

Ao chegar na região, os criminosos cobravam o valor de R$ 10 mil das vítimas pelos custos de transporte. Desse modo, gerando dívidas para as mulheres e adolescentes.

“Todo o sustento das vítimas, da alimentação até a moradia, seria cobrado pelos aliciadores. De modo a impedi-las de saírem de lá enquanto não quitassem a dívida. Na tentativa de quitar dívidas cada vez maiores, as vítimas chegavam a realizar até 15 programas por noite. Também sofriam ameaças caso não quisessem se prostituir”, detalhou a PF.

Denuncie

Vítimas e pessoas que saibam de situações semelhantes podem denunciar anonimamente à PF em Roraima. O número para contato é o (95) 36211500. Também é possível denunciar na Superintendência.

Fonte: Da Redação

Bruna Alves

Recent Posts

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

53 minutos ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

2 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

2 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

2 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

4 horas ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

6 horas ago