Polícia

PMRR usa bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha, denunciam indígenas de RR

A Polícia Militar de Roraima (PMRR) demoliu casas, utilizou bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha contra indígenas da comunidade do Pium, região Tabaio, em Alto alegre.

O caso ocorreu durante reintegração de posse à fazendeiros de São Paulo, na manhã de ontem (1º). O Conselho Indígena de Roraima (CIR) divulgou imagens da ação e disse que a PMRR agiu de forma “violenta”.

Conforme o CIR, os moradores relataram que o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e a Polícia Civil (PCRR) chegaram ao local às 6h. Os policiais pediram para que a população se retirasse das casas.

De acordo com o Conselho, a população tentou dialogar com os policiais, mas a PMRR revidou jogando bombas contra as mulheres, crianças, jovens. Dois jovens ficaram feridos por balas de borracha. Segundo o CIR, não houve resistência por parte dos indígenas.

Por outro lado, a Polícia Militar disse que acompanhava um oficial de justiça em cumprimento de decisão judicial. Afirmou também que tentou uma “exaustiva negociação” para cumprir a lei de forma pacífica.

“As pessoas que ocupavam a propriedade se recusavam a sair e cumprir a ordem judicial[…]Diante da situação de resistência, foi necessário o uso da força estatal de maneira seletiva e progressiva”, diz o texto.

Foram queimadas 15 casas na região. Segundo o Conselho Indígena, as famílias ficaram desalojadas e estão abrigadas em casas de outras famílias.

Além disso, os policiais levaram três motocicletas e ameaçaram queimar a casa de um morador que fica dentro da Terra Indígena.

Decisão

Segundo a juíza da Vara Cível de Alto Alegre, Sissi Schwantes, uma decisão anterior intimou os moradores a deixarem o local. Isso sob pena de multa diária no valor de R0.

Contudo, eles não cumpriram a ordem judicial e não saíram da região. Por isso, ela determinou o uso da força policial no local para reintegração de posse.

“Desse modo, expeça-se novo mandado de reintegração de posse, devendo o oficial de justiça solicitar apoio da polícia para cumprir”, diz a magistrada.

Conforme o CIR, a área que a comunidade ocupa é terra tradicional dos povos Wapichana e Macuxi há mais de 30 anos. Mas que ficou de fora da demarcação por pressão de fazendeiros. Até hoje a comunidade aguarda a conclusão do estudo pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

“Os moradores utilizam a área para plantação, criação de animais e uma parte consta como área de preservação ambiental. […] Não havia fazendeiros na área, mas nos últimos anos, uma pessoa alegou que aquela porção terra é de sua propriedade”, informou o CIR.

Para a assessoria jurídica do CIR, a ordem judicial não poderia ser dada pela juíza, pois o caso é de responsabilidade da Justiça Federal.

“Neste processo despachamos com a juíza hoje de manhã e manifestando nos autos pela incompetência. Estamos trabalhando pra derrubar a liminar e remeter os autos à Justiça Federal, em conexão com o outro caso idêntico que está tramitando, porque entendemos que envolve direito coletivo da comunidade Pium. Por isso não cabe à Justiça Estadual analisar o caso”, disse.

Fonte: Da Redação

Yara Walker

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

18 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

27 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

38 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

2 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago