A Polícia Civil de Roraima (PCRR) realizou uma ação conjunta e cumpriu três mandados de busca e apreensão em três fazendas no município de Iracema. A operação desarticulou uma associação criminosa que furtava e receptava insumos agrícolas na região do Apuruí, em Caracaraí, e prendeu em flagrante D. E. M. S., de 58 anos.
Os policiais também recuperaram grande quantidade de sal mineral e ração bovina desviados de uma fazenda.
O delegado titular de Caracaraí, Bruno Gabriel Bezerra Costa, coordenou a operação ao lado da delegada adjunta Ariane Zanette Ferreira Herculano e da delegada de Iracema, Suébia Cardoso. As investigações começaram após a denúncia de um produtor rural vítima de furto qualificado mediante abuso de confiança.
Ao longo do dia, as equipes realizaram diversas diligências, com deslocamentos e verificações simultâneas nas áreas rurais dos municípios. Esse trabalho reuniu os elementos necessários para cumprir os mandados.
As investigações da polícia
De acordo com a polícia, as investigações apontaram que um funcionário da fazenda, E. F. S., conhecido como “Gordo”, desviava sacas de sal proteinado e ração bovina. Ele usava veículos de terceiros para transportar o material até receptadores da região. Ainda segundo o delegado, parte dos insumos chegava a A. E. P. N., o “Buchudo”, responsável por financiar a revenda dos produtos furtados.
Com o avanço das apurações, as equipes seguiram para a Vicinal 05, na zona rural de Iracema, onde localizaram D. E. M. S., o “Baiano”. No imóvel, os policiais encontraram uma espingarda calibre 20 escondida sob a cama e diversas sacas de ração e sal mineral das marcas Potensal e Connan, reconhecidas pela vítima. Dessa forma, o interrogatório, o suspeito admitiu que guardava a arma e recebeu os insumos de “Gordo”, mesmo sabendo que pertenciam à fazenda lesada.
Por fim, os policiais devolveram todo o material ao proprietário. Já D. E. M. S. seguiu para a Delegacia de Iracema e recebeu autuações por posse irregular de arma de fogo e receptação. Assim, a polícia apresentou o preso neste domingo (30) durante a Audiência de Custódia.
Fonte: Da Redação

