Polícia

Polícia Federal prende suspeito de envolvimento no desvio de medicamentos destinados aos Yanomami

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira (6), um mandado de prisão preventiva contra um homem que estaria relacionado ao desvio de medicamentos destinados aos Yanomami.

Na quarta-feira passada (31), a Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil de Roraima (PCRR), havia encontrado então uma grande quantidade de medicamentos em uma casa abandonada localizada em Boa Vista. A suspeita é que eles podem ter sido desviados do Dsei Yanomami. De acordo com a PF, há indícios de incineração irregular de parte dos medicamentos no local.

Operação Yoasi

As suspeitas são de que os remédios encontrados foram escondidos após a deflagração da segunda fase da Operação Yoasi, em outubro do ano passado. Na ocasião, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão.

A Operação investiga um esquema de desvio de recursos públicos federais do Dsei Yanomami envolvendo agentes públicos e empresários.

primeira fase da operação foi deflagrada no dia 30 de novembro de 2022. A ação investigou esquema que deixou mais de 10 mil crianças Yanomami desassistidas, com a entrega de apenas 30% dos medicamentos adquiridos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y).

As investigações indicaram a participação de outros suspeitos nos crimes. Estes teriam realizado vultuosos aportes em empresas suspeitas com o objetivo de dar aparência de legalidade aos valores supostamente desviados.

Conforme as investigações, apenas um dos alvos da operação teria repassado R$ 4 milhões para empresa investigada na Yoasi. Trata-se de Roger Pimentel, preso na Operação Hipóxia, deflagrada no início de setembro, que investigou o superfaturamento de oxigênio destinado aos Yanomami.

Da mesma forma, a Operação Hipóxia também cumpriu mandados de busca e apreensão na casa da então secretária de Saúde do Estado, Cecília Lorenzon. O alvo era o marido dela, proprietário de empresa investigada pela PF.

Na sexta-feira passada (2) a Justiça Federal afastou Cecíia Lorezon do cargo. Dessa forma, ela ficou proibida de acessar as dependências da Sesau. Além disso, também não pode mais assumir cargo público.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

View Comments

Recent Posts

IFRR oferta 180 vagas para Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Línguas Indígenas

Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 15 de outubro

13 minutos ago

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

1 hora ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

2 horas ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

3 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

4 horas ago