Polícia

TRE determina que site retire pesquisa ilegal do ar

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou a retirada do ar de uma entrevista eleitoral publicada no dia 15 de janeiro pelo site O Painel.

De acordo com a decisão, a pesquisa não ponderou no plano amostral, o nível econômico dos entrevistados, o que inviabiliza sua divulgação.

Outro motivo avaliado pelo desembargador Ricardo Oliveira, é que a publicação feita nas redes sociais do O Painel omite o nome de quem contratou a pesquisa. A informação é obrigatória.

O TRE também ordenou a retirada da publicação das redes sociais. O magistrado Ricardo Oliveira deu o prazo de 72 horas.

No dia 4 de janeiro, o Roraima em Tempo publicou matéria sobre a encomenda da pesquisa. Conforme apurado, seis das 22 questões eram direcionadas apenas para Denarium.

O Diretório Estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi o autor da ação na Justiça.

Envolvidos

O processo também envolve o secretário do Governo do Estado, André Fernandes, ligado ao governador Antonio Denarium (PP), assim como o empresário dono do jornal O Painel. A Justiça determinou a remoção da publicação das redes sociais do secretário.

Empresa

Segundo o registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a agência de notícias WN Moreira foi responsável pela encomenda da pesquisa. Embora, esteja registrada há 19 anos, o número de contato da empresa fornecido à Receita Federal é inexistente. Também não há e-mail para contato.

Além disso, o quadro de sócios da Wn Moreira é composto pelos mesmos donos da empresa O Painel. Esta última foi a responsável pela contratação do Instituo Phoenix, no ano passado, para sondar a corrida ao governo de Roraima.

Contudo, o Instituto Phoenix responde a processos por suspeita de fraudar pesquisas eleitorais. Além disso, o Instituto Phoenix tem como chefe José Juvenil Coelho, condenado a dois anos de prisão por crime eleitoral.

Coelho alega inocência. Desde 2016, o Instituto vem respondendo a várias ações judiciais por suspeitas de fraudar pesquisas.

De acordo com a apuração do Roraima em Tempo, o instituto não tem site oficial, e alimenta, a cada dois anos, uma página no Facebook com resultados das sondagens que assina pelo Brasil. Nas eleições de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a divulgação de uma pesquisa para a Prefeitura de Taubaté.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Eleição suplementar: Wagner Nunes é eleito prefeito de Alto Alegre

Eleitores foram às urnas neste domingo (28). Nunes disputou a eleição com Valdenir Magrão (MDB)

8 horas ago

Crime eleitoral: PF investiga suspeitas de uso de programas do Governo de RR para obter favorecimento na campanha da eleição suplementar em Alto Alegre

Investigações apontaram que, no período da campanha eleitoral para as eleições suplementares de Alto Alegre,…

10 horas ago

Justiça eleitoral avalia denúncias de compras de votos na eleição suplementar em Alto Alegre

Juíza eleitoral, Sissis chwantes, disse que as práticas são semelhantes às que resultaram na cassação…

12 horas ago

Concurso Nacional Unificado: saiba como controlar a ansiedade para o dia das provas

Provas ocorrem no dia 5 de maio. Com a proximidade, muitas pessoas acabam tendo crises…

12 horas ago

Mais de 40% dos contribuintes já entregaram a declaração do imposto de renda

Prazo de entrega da declaração começou no dia 15 de março e vai até 31 de…

14 horas ago

Copa Boa Vista de Futebol Master: 5ª edição do evento movimenta Vila Olímpica, em Boa Vista

Prefeitura da capital investiu mais de R$ 100 mil no evento, fornecendo estrutura física e…

16 horas ago