Política

ALE é notificada sobre prisão de Jalser, mas dá 48h para deputado se defender

Após ser notificada da prisão de Jalser Renier (SD), a Assembleia Legislativa deu prazo de 48 horas para o deputado apresentar manifestação.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na tarde de hoje (2) enviar uma notificação ao político, preso durante a Operação Pulitzer II.

Participarão da reunião a presidente da comissão, Catarina Guerra (SD), Renan Filho (Republicanos), Evangelista Siqueira (PT), Aurelina Medeiros (Pode), Jorge Everton (sem partido), e, por fim, Coronel Chagas (PRTB).

Rito

O parlamentar está preso no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar desde ontem (1º) por ordem da juíza Graciete Sotto Mayor.

Logo depois do cumprimento, a magistrada comunicou o fato à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Pelo Regimento Interno, a CCJ analisa o caso e apresenta parecer a todos os deputados.

Em seguida, os parlamentares votam por manter ou derrubar a prisão preventiva. A reunião da CCJ na tarde de hoje (2) durou cerca de cinco minutos.

Os deputados Renan e Evangelista ficaram responsáveis por entregar a notificação a Jalser. A defesa pode ser apresentada por ele ou por um advogado, e pode ser oral ou escrita.

Contudo, de acordo com a Assembleia Legislativa, Jalser abriu mão da defesa. Por causa disso, o relator do caso na CCJ, Coronel Chagas, decidiu nomear um procurador jurídico da Casa, efetivo, para defender o parlamentar perante à comissão.

Prisão de Jalser

O deputado foi preso por suspeita de ser o mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos, em outubro do ano passado.

De acordo com o inquérito, Jalser chefiava uma organização criminosa formada por policiais militares da reserva e da ativa. Eles foram responsáveis pelo crime contra o apresentador, conforme as investigações.

O inquérito revelado pelo Roraima em Tempo com exclusividade diz que um dos militares presos fez um convite para outro policial. Naquele momento, ele falou que Jalser havia ordenado um “recado” ao jornalista.

Por Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Idoso fica ferido após invadir preferencial e ser atingido por carro no Centro de Boa Vista

Com o impacto, carro acabou capotando e o senhor tendo um corte superficial na testa…

4 segundos ago

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

1 hora ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

3 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

3 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

4 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

5 horas ago