Alunos do curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Pacaraima reclamam da falta de pagamento da bolsa no valor de R$ 660,00. Segundo a denúncia, os professores também estão sem receber e, por isso, alguns deixaram de as dar aulas.
O curso já acontece há 40 dias. Conforme os alunos, a situação já foi repassada para a Prefeitura do município, mas nada foi feito.
“Os alunos da GCM de Pacaraima estão sendo jogados às traças […] Os instrutores não foram pagos, não foi pago monitor, não estão sendo pagos os alunos. A gente era para receber uma bolsa de um salário mínimo, igual todos os alunos do GCM Boa Vista e GCM Bonfim […] No edital, a gente viu isso, recorremos, mandamos ofício, mas o prefeito simplesmente não deu retorno de nada”, explicou um dos denunciantes.
Atraso para conclusão do curso de formação da GCM Pacaraima
Ainda de acordo com os alunos, eles já receberam a informação de que a conclusão do curso vai atrasar, e que a culpa seria das dificuldades financeiras do Município.
“A gente vê que eles não estão correndo atrás, porque os instrutores precisam de recursos. E como eles não estão sendo pagos, eles estão sendo voluntários. Então, eles tem outros afazeres. Acontece que a Secretaria não vai atrás para trazer outros instrutores no lugar destes que não podem vir no momento. Consequentemente, o nosso curso vai atrasar”, disse outra denunciante.
Eles temem ainda pela segurança, já que após a formação eles trabalharão diretamente na segurança pública do município. Mas não tem a garantia de que terão aulas de instrução de tiro, ou ainda do porte de arma.
“Lá em Pacaraima é muito perigoso a questão do crime, da bandidagem, está aumentando muito. Estamos receosos de sair da academia sem o porte de arma”, contou a aluna.
Desde o ano passado, a redação recebe várias reclamações por parte dos aprovados no concurso da GCM de Pacaraima. Principalmente sobre o baixo número de convocados para o curso de formação e demora no andamento do concurso.
No dia 28 de fevereiro, classificados fizeram uma manifestação em frente ao Ministério Público de Roraima (MPRR) para pedir convocação para o curso de formação. O grupo protocolou junto ao órgão ministerial um pedido de providências.
Citada
Procurada, a Prefeitura de Pacaraima afirmou que já está providenciando o pagamento da bolsa e explicou que houve atraso na entrega de documentos necessários para cadastramento por parte de alguns alunos.
Sobre os instrutores, a prefeitura disse que não existe falta de pagamento de professores, porque eles são voluntários. Além disso, informou que todas as aulas vagas serão repostas no decorrer do curso para que seja cumprido o prazo de conclusão da formação.
Fonte: Da Redação