Política

Arthur Henrique avalia os avanços de sua gestão e apresenta desafios para 2025

O prefeito Arthur Henrique participou neste domingo, 22, do programa Agenda da Semana, transmitido por um rádio local, onde destacou as quatro áreas essenciais que marcaram seu primeiro mandato como saúde, educação, economia e zona rural.

A entrevista contou com a presença dos secretários municipais de Obras (SMO), Economia, Planejamento e Finanças (SEPF), como também de Comunicação (SEMUC). Durante a conversa, o prefeito apresentou um panorama detalhado da sua gestão nos primeiros quatro anos de mandato. Além disso, pontuou as expectativas e projetos para 2025, direcionados à população.

Para os próximos quatro anos, ele afirmou que seu principal desafio como foco central será a implementação do plano de mobilidade urbana.

Maior expansão da Atenção Básica do Brasil

O prefeito ressaltou que assumir a gestão do município pela primeira vez em 2021 foi um grande desafio. Nesse período, teve a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre política e reconheceu que a eleição foi um momento decisivo. Conforme Arthur Henrique, esse processo foi fundamental para compreender a importância de atender às expectativas da população, alinhando suas ações às promessas feitas durante a campanha de 2020.

“Durante o período eleitoral, pegamos a prefeitura no meio de uma pandemia. Estávamos com um momento bem delicado, tanto na área de saúde quanto na área comercial, na questão de geração de emprego e renda de Boa Vista. Então, focamos muito nesses quatro anos na área da saúde, no qual entregamos nove Unidades Básicas de Saúde, tanto que realizamos a maior expansão de Atenção Básica já vista no Brasil. Sem falar que teremos a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), no bairro Cambará”, disse o prefeito.

Fomento ao empreendedorismo

Conforme o prefeito, na área da economia, o destaque é para Programa Descomplica. Tendo como objetivo principal a desburocratização e o fomento ao empreendedorismo. Desse modo com ênfase nos pequenos e médios negócios. Sendo esses, os mais afetados pela pandemia. Arthur também destacou a criação da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV). Ela oferece consultoria e assistência técnica, ou seja, facilitando o acesso a microcréditos. Além disso acompanha a aplicação desses recursos, buscando o fortalecimento dos empreendedores locais.

Novas demandas com o crescimento populacional

Tendo a educação uma das principais prioridades durante os primeiros quatro anos de gestão, Arthur Henrique destacou que, de acordo com os dados do Censo do IBGE de 2023, Boa Vista atingiu 470.169 habitantes. Sendo assim, responsável pelo segundo maior crescimento percentual do país em menos de um ano, tendo como resultado um aumento populacional de 14%. “Com o crescimento da população, surgem novas demandas. Por isso, investimos de forma significativa na construção de creches e na ampliação das escolas de Ensino Fundamental”, explicou o prefeito.

Investimentos no campo

A zona rural também recebeu grande atenção. Conforme Arthur Henrique, Boa Vista mantém uma forte conexão com o campo, seja pela geração de emprego e renda através da agricultura e pecuária ou pelo lazer. “Fizemos um grande investimento em obras de infraestrutura nas vicinais e levamos assistência aos produtores rurais por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). Acreditamos que quadruplicamos os investimentos na agricultura familiar nesses quatro anos”, afirmou o prefeito.

Obras em andamento

Durante a entrevista, o prefeito destacou que a liberação de recursos por meio de emendas parlamentares tem sido fundamental para o avanço das obras de infraestrutura, assim como a construção civil em Boa Vista. “Na segunda metade do meu mandato, o ritmo das obras acelerou. Atualmente, todas estão em andamento. Já estão em construção quatro escolas e quatro Unidades Básicas de Saúde. Além disso, temos emendas para infraestrutura que permitirão a pavimentação de bairros no início do próximo ano”, afirmou.

No seu plano de governo, Arthur Henrique também mencionou a construção de um viaduto no cruzamento das avenidas Venezuela e Brigadeiro Eduardo Gomes (próximo ao sinal do Ibama), para o qual obteve R$ 43 milhões em recursos parlamentares. “Estamos finalizando a elaboração dos projetos complementares e o processo de licitação. A execução da obra deve começar no máximo no início de 2026, quando os recursos estarão disponíveis”, explicou o prefeito.

Antes do início das obras do viaduto, o prefeito anunciou a criação de uma rota alternativa para quem vem do Cidade Satélite e bairros vizinhos. Essa solução será executada em duas etapas: a primeira envolve a duplicação da Avenida Venezuela, que já está em processo de licitação, e a segunda consiste no prolongamento da via até o Monte das Oliveiras.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Fundo Municipal da Saúde de Rorainópolis ‘pega carona’ em licitação milionária para locação de estruturas

O valor total do processo licitatório é de R$ 2.427.082,92, enquanto o da adesão é…

2 horas ago

Senado autoriza empréstimo para criação do primeiro ‘hospital inteligente’ do Brasil

Objetivo é promover a modernização do Sistema Único de Saúde, por meio da implementação de…

6 horas ago

Federação de Bancos alerta para golpe do falso advogado

Criminosos acessam dados públicos de processos judiciais e entram em contato com clientes de advogados…

8 horas ago

Prefeitura de Boa Vista entrega mais de 200 títulos definitivos nesta terça-feira,16

Cerimônia acontece no Palácio 9 de Julho. Serão contemplados moradores de 35 bairros

9 horas ago

MP Eleitoral pede anulação da cassação de vereadores por fraude à cota de gênero

Condenação se baseou em uma confissão apresentada fora do prazo, sem chance de defesa dos…

10 horas ago

Depósitos clandestinos de combustíveis para o garimpo ilegal são fechados em vila no interior de Roraima

Agentes federais apreenderam cerca de 8 mil litros de combustíveis, além de mercúrio, uma arma…

10 horas ago