Política

Assembleia divulga nomes de candidatos ao cargo de conselheiro do TCE-RR

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) publicou o resultado da inscrição dos interessados em concorrer à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). As informações constam em no Diário Oficial Eletrônico da Casa desta sexta-feira (28).

Quem são os candidatos

De acordo com a ALE-RR cinco candidatos se inscreveram para o preenchimento da vaga. São eles: deputados Jorge Everton (União) e Coronel Chagas (PRTB), o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR) Regys Freitas, a primeira-dama, Simone Soares de Souza, e também a advogada Maria da Glória de Souza Lima.

“Assim, o prazo para apresentação de requerimento de inscrição se encerrou às 18h dessa sexta-feira (28). Além disso, os currículos dos inscritos ainda serão avaliados. Conforme requisitos constitucionais e, caso todas as credenciais previstas em edital tenham sido preenchidas, a lista definitiva será publicada na terça-feira (2) já com a convocação para a sabatina”, destacou o diretor de Assistência e Controle ao Processo Legislativo, Daniel Garcia.

A sabatina

Do mesmo modo, A Comissão Especial Externa, que vai analisar a documentação dos candidatos e será responsável pela sabatina. Ela é composta pelos: deputados Soldado Sampaio (Republicanos), Renato Silva (Pros), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon (Podemos).

Após a sabatina, o Poder Legislativo vai divulgar os nomes dos aprovados em edital. E então no dia 10 de maio, os parlamentares apreciarão e votarão nos candidatos em sessão plenária. Contudo, aquele que obtiver o maior número de votos, será o escolhido para ocupar o cargo no TCE-RR.

Em suma, o Tribunal de Contas do Estado de Roraima tem sete conselheiros. Três vagas indicadas pelo Executivo Estadual e quatro pela ALE-RR. A vaga que está em aberto é uma das quatro que cabe ao Poder Legislativo fazer a indicação.

Critérios

Por fim, vale lembrar que candidatos à vaga devem obedecer a alguns requisitos, como ter nacionalidade brasileira, ter idade entre 35 e 65 anos, idoneidade moral e reputação ilibada, além da necessidade de possuir notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública e ter mais de 10 anos de exercício de função ou efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

10 minutos ago

II Feira de Resultados de projetos sociais do TJ/RR acontece neste sábado, 23

Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…

1 hora ago

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

15 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

19 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

19 horas ago