Política

Assembleia Legislativa cobra do Governo de Roraima a realização do concurso do Corpo de Bombeiros

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do presidente da casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), protocolou uma indicação ao Governo do Estado para a realização do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR).

Nesse sentido, a indicação parlamentar ocorreu durante sessão na Assembleia nesta terça-feira (25). Na ocasião, Sampaio apontou a necessidade contratação de 320 novos militares.

A proposta prevê a divisão dessas vagas entre cadetes e soldados. Com isso, o documento será avaliado por comissão e, após aprovação, será enviado ao Executivo.

Assembleia relata defasagem de pessoal

Conforme justificou o pedido, o quadro efetivo da corporação está desatualizado há anos e conta com apenas 504 bombeiros. O último concurso ocorreu em 2013 e, desde então, as mesmas equipes atuam em demandas crescentes.

“Os dados oficiais da corporação demonstram isso, que o Corpo de Bombeiros Militar está atualmente com efetivo defasado, sendo que detém o menor número de integrantes de todos os órgãos da segurança pública roraimense”, disse.

Segundo o parlamentar, o número atual de membros do Corpo de Bombeiros foi estabelecido pela Lei 319, de 2001, há mais de 20 anos.

“Essa previsão ocorreu há mais de duas décadas. Hoje, seriam necessários aproximadamente 60% mais Bombeiros Militares para garantir cobertura em todo o estado, incluindo a expansão desses profissionais para atender os municípios”, argumentou.

Governador fez promessas sobre concurso

Publicação no Instagram de 5 de janeiro de 2023 – Foto: Reprodução/Instagram/@antoniodenariumrr

Em 5 de janeiro de 2023, há cerca de um ano e meio, o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), anunciou tratativas para a realização do concurso. Entretanto, até o momento o Governo não lançou o edital.

“E para os concurseiros, uma boa notícia: iniciamos as tratativas para a realização de concurso público para ingresso de novos soldados e o lançamento do Programa Bombeiro Mirim, atendendo a indicação do deputado Marcos Jorge”, disse Denarium à época.

O Roraima em Tempo solicitou posicionamento do Governo acerca da demora para realizar o concurso e sobre o quadro estar defasado, mas o Executivo não se manifestou.

Fonte: Da Redação

Bruna Alves

Recent Posts

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

43 minutos ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

1 hora ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

3 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago