Política

Assembleia Legislativa cobra do Governo de Roraima a realização do concurso do Corpo de Bombeiros

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do presidente da casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), protocolou uma indicação ao Governo do Estado para a realização do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR).

Nesse sentido, a indicação parlamentar ocorreu durante sessão na Assembleia nesta terça-feira (25). Na ocasião, Sampaio apontou a necessidade contratação de 320 novos militares.

A proposta prevê a divisão dessas vagas entre cadetes e soldados. Com isso, o documento será avaliado por comissão e, após aprovação, será enviado ao Executivo.

Assembleia relata defasagem de pessoal

Conforme justificou o pedido, o quadro efetivo da corporação está desatualizado há anos e conta com apenas 504 bombeiros. O último concurso ocorreu em 2013 e, desde então, as mesmas equipes atuam em demandas crescentes.

“Os dados oficiais da corporação demonstram isso, que o Corpo de Bombeiros Militar está atualmente com efetivo defasado, sendo que detém o menor número de integrantes de todos os órgãos da segurança pública roraimense”, disse.

Segundo o parlamentar, o número atual de membros do Corpo de Bombeiros foi estabelecido pela Lei 319, de 2001, há mais de 20 anos.

“Essa previsão ocorreu há mais de duas décadas. Hoje, seriam necessários aproximadamente 60% mais Bombeiros Militares para garantir cobertura em todo o estado, incluindo a expansão desses profissionais para atender os municípios”, argumentou.

Governador fez promessas sobre concurso

Publicação no Instagram de 5 de janeiro de 2023 – Foto: Reprodução/Instagram/@antoniodenariumrr

Em 5 de janeiro de 2023, há cerca de um ano e meio, o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), anunciou tratativas para a realização do concurso. Entretanto, até o momento o Governo não lançou o edital.

“E para os concurseiros, uma boa notícia: iniciamos as tratativas para a realização de concurso público para ingresso de novos soldados e o lançamento do Programa Bombeiro Mirim, atendendo a indicação do deputado Marcos Jorge”, disse Denarium à época.

O Roraima em Tempo solicitou posicionamento do Governo acerca da demora para realizar o concurso e sobre o quadro estar defasado, mas o Executivo não se manifestou.

Fonte: Da Redação

Bruna Alves

Recent Posts

Vacina contra câncer criada há 20 anos pode mudar o futuro da doença

Imunidade duradoura revela caminho promissor para vacinas contra o câncer

15 minutos ago

Mototaxista é preso com cinco granadas lacrimogêneas em mochila no Cauamé

Homem avistou a polícia e ficou nervoso, levantando suspeitas

50 minutos ago

Teresa Surita aciona Justiça contra reajuste de 24% na energia de RR

Ex-prefeita de Boa Vista afirmou que além de ser injusto, o aumento na conta vai…

60 minutos ago

Com obras abandonadas de escolas estaduais no Norte de RR, moradores de comunidade tiveram que construir a própria unidade de ensino

Mesmo com anúncio de investimentos para a Educação pelo Governo de Roraima, alunos no Uiramutã…

1 hora ago

Cinco homens tentam transportar diesel irregularmente e PRF apreende 12 mil litros do combustível em Pacaraima

Suspeitos fugiram pela mata durante abordagem na BR-174 e não foram localizados

12 horas ago

Escola São José inicia ano letivo sem copa, centrais de ar e com banheiro em reforma, diz denúncia

Alunos relatam calor, salas de aula sem estrutura básica e banheiro improvisado

13 horas ago