O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou hoje (29) que pretende visitar o município de Pacaraima, região Norte de Roraima, no próximo mês.
Bolsonaro chegou a Roraima hoje para cumprir agenda no estado. A declaração foi dada durante cerimônia de inauguração da Usina Termelétrica de Jaguatirica II, na zona Rural de Boa Vista.
Conforme o presidente, a visita a Pacaraima, que faz fronteira com a Venezuela, será feita para verificar a situação da crise migratória no município e conversar com venezuelanos que estão na região.
Desse modo, caso a visita aconteça, Bolsonaro será o primeiro presidente a visitar o município de Pacaraima desde o início da crise migratória, em 2017.
Durante a cerimônia, Bolsonaro afirmou ainda que ninguém poderia imaginar que a Venezuela, “um país rico em recursos minerais, estaria hoje na miséria”.
“Ninguém podia imaginar. Não foi de uma hora pra outra, como raio que cai em uma árvore. Foi aos poucos”, relatou o presidente.
Na semana passada, a Organização Internacional para Migrações (OIM) divulgou um relatório que mostra que, até agosto deste ano, mais de 5,8 mil migrantes venezuelanos estavam fora dos abrigos em Roraima.
De acordo com os dados, Pacaraima é o município com o maior número de pessoas fora dos abrigos, somando 4.015. Em contrapartida, em Boa Vista, 1.854 venezuelanos estão na mesma situação.
Em comparação ao mês de julho, o relatório revela aumento de 24% no número de migrantes fora dos abrigos em todo o estado.
Já em Pacaraima, o levantamento registra alta de 34,9% nos venezuelanos desabrigados. Por outro lado, em Boa Vista, o estudo aponta queda de 1,4% na quantidade de migrantes fora dos abrigos em agosto.
Após o Governo Federal autorizar a reabertura da fronteira com a Venezuelana no dia 24 de junho, o fluxo migratório de venezuelanos se intensificou.
Em julho, o Roraima em Tempo teve acesso a ata de uma reunião feita pela Operação Acolhida. De acordo com o documento, os abrigos para migrantes venezuelanos de Roraima enfrentavam escassez de vagas.
Conforme a ata, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) afirmou que situação atual é semelhante ao cenário anterior ao de fechamento da fronteira.
Bolsonaro veio a Roraima para inaugurar a Usina Termelétrica Jaguatirica II, que gera energia a gás.
Durante o evento, o presidente assinou a concessão dos Aeroportos do Bloco Norte, transferiu 12 glebas pra Roraima e entregou veículos do Programa Alimenta Brasil.
Além disso, o presidente anunciou a participação de um evento público na Praça do Centro Cívico, às 16h. No local, ele vai discutir a retomada das obras do Linhão de Tucuruí.
Fonte: Da Redação
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…