Política

Bolsonaro afirma que pretende visitar Pacaraima no próximo mês

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou hoje (29) que pretende visitar o município de Pacaraima, região Norte de Roraima, no próximo mês.

Bolsonaro chegou a Roraima hoje para cumprir agenda no estado. A declaração foi dada durante cerimônia de inauguração da Usina Termelétrica de Jaguatirica II, na zona Rural de Boa Vista.

Conforme o presidente, a visita a Pacaraima, que faz fronteira com a Venezuela, será feita para verificar a situação da crise migratória no município e conversar com venezuelanos que estão na região.

“Pretendo no próximo mês ir a Pacaraima, passar algumas horas conversando com os venezuelanos que tem fugido da fome e da miséria e da ditadura imposta por Chaves e Maduro”, explicou Bolsonaro.

Desse modo, caso a visita aconteça, Bolsonaro será o primeiro presidente a visitar o município de Pacaraima desde o início da crise migratória, em 2017.

Durante a cerimônia, Bolsonaro afirmou ainda que ninguém poderia imaginar que a Venezuela, “um país rico em recursos minerais, estaria hoje na miséria”.

“Ninguém podia imaginar. Não foi de uma hora pra outra, como raio que cai em uma árvore. Foi aos poucos”, relatou o presidente.

Venezuelanos desabrigados

Na semana passada, a Organização Internacional para Migrações (OIM) divulgou um relatório que mostra que, até agosto deste ano, mais de 5,8 mil migrantes venezuelanos estavam fora dos abrigos em Roraima.

De acordo com os dados, Pacaraima é o município com o maior número de pessoas fora dos abrigos, somando 4.015. Em contrapartida, em Boa Vista, 1.854 venezuelanos estão na mesma situação.

Em comparação ao mês de julho, o relatório revela aumento de 24% no número de migrantes fora dos abrigos em todo o estado.

Já em Pacaraima, o levantamento registra alta de 34,9% nos venezuelanos desabrigados. Por outro lado, em Boa Vista, o estudo aponta queda de 1,4% na quantidade de migrantes fora dos abrigos em agosto.

Reabertura da fronteira e escassez de vagas

Após o Governo Federal autorizar a reabertura da fronteira com a Venezuelana no dia 24 de junho, o fluxo migratório de venezuelanos se intensificou.

Em julho, o Roraima em Tempo teve acesso a ata de uma reunião feita pela Operação Acolhida. De acordo com o documento, os abrigos para migrantes venezuelanos de Roraima enfrentavam escassez de vagas.

Conforme a ata, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) afirmou que situação atual é semelhante ao cenário anterior ao de fechamento da fronteira.

Visita de Bolsonaro

Bolsonaro veio a Roraima para inaugurar a Usina Termelétrica Jaguatirica II, que gera energia a gás.

Durante o evento, o presidente assinou a concessão dos Aeroportos do Bloco Norte, transferiu 12 glebas pra Roraima e entregou veículos do Programa Alimenta Brasil.

Além disso, o presidente anunciou a participação de um evento público na Praça do Centro Cívico, às 16h. No local, ele vai discutir a retomada das obras do Linhão de Tucuruí.

Fonte: Da Redação

Bryan Araújo

Recent Posts

Militar é afastado de Escola Militarizada após denúncias

Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima

4 minutos ago

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

2 horas ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

2 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

3 horas ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

4 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

13 horas ago