Política

Bolsonaro anuncia retomada da construção do Linhão de Tucuruí

O presidente Jair Bolsonaro lançou hoje (29) a pedra fundamental para a retomada das obras do Linhão de Tucuruí. A assinatura do documento ocorreu na inauguração da Usina Termelétrica Jaguatirica II.

“Só se consegue [o linhão] quando se faz a união dos Poderes. Esse pesadelo deixará de existir nesse estado maravilhoso chamado Roraima”, disse Bolsonaro.

O presidente afirmou que a obra deve ser concluída em três anos, e desde 2018 é cobrado para resolver a questão energética de Roraima. Bolsonaro não informou a data de início das obras.

Além disso, o presidente estendeu a agenda no estado e marcou um evento público na Praça do Centro Cívico, a partir das 16h. No local ele voltará a falar sobre Tucuruí.

O Linhão

Roraima é o único estado do País que não recebe energia do Sistema Interligado Nacional (SIN). O Governo Federal contratou a obra ainda em 2011, por meio de leilão, com previsão de término em 2015, mas não ocorreu.

Para a conclusão, a linha precisava da aprovação dos Waimiri-Atroari, já que percorrerá mais de 120 km dentro da reserva indígena.

Dessa forma, em meados de agosto deste ano, os indígenas aprovaram a passagem do linhão pelo território. A aprovação ocorreu após articulação do Ministério Público Federal (MPF).

Ainda segundo Bolsonaro, o último obstáculo para as obras foi vencido ontem à noite. Contudo, ele não detalhou qual era o entrave.

A obra

O empreendimento abrange 715 quilômetros de linhas de transmissão. Além disso, a obra está vinculada à Política de Defesa Nacional, pois envolve o interesse nacional e precisa respeitar processos ambientais e de consulta às comunidades indígenas residentes na região.

De acordo coma Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o investimento é de R$ 1,6 bilhão. Conforme a Agência, o grupo vencedor da licitação foi a Transporte Energia, consórcio formado pela Alupar e pela Eletronorte.

Por Josué Ferreira e Rosi Martins

Rosi Martins

Recent Posts

Escritor roraimense disponibiliza gratuitamente cordel que inspirou filme vencedor de prêmios internacionais

Obra foi publicada em 2019 e ganhou ainda as versão de livro infantil

9 horas ago

Caixa contratou mais de R$ 500 Milhões do crédito do trabalhador

Desde o início da operação foram mais de 40 mil contratos

11 horas ago

Caminhoneiros reclamam de condições para descanso nas estradas

Debate vai trazer respeito aos motoristas e segurança aos fiscalizadores

12 horas ago

Garrafas de água: especialista alerta para cuidados na higienização e desmistifica perigos

É preciso estar atento aos cuidados com a higiene desses recipientes, que podem se tornar…

13 horas ago

Segurança morre afogado durante festival em Normandia

Vítima de 20 anos, foi convidado para uma competição de natação após ingerir comida. Ele…

14 horas ago

Corpo é encontrado em córrego raso na Comunidade Indígena Raimundão em Alto Alegre

Vítima é um homem. Polícia localizou o cadáver próximo da residência que ele morava

14 horas ago