Exportadores brasileiros estão enfrentando problemas inesperados na Venezuela, que passou a cobrar impostos sobre produtos vindos do Brasil, mesmo com acordo entre os países que garante isenção tarifária. A denúncia partiu de empresários do setor produtivo e chegou ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que agora busca mais informações sobre o caso.
Em nota enviada à reportagem, a Pasta disse que o problema está sendo tratado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que acionou a Embaixada do Brasil em Caracas.
“A Embaixada já está em contato com autoridades venezuelanas para esclarecer a situação. Ao tempo em que o MDIC está em diálogo com representantes do setor produtivo para reunir informações mais detalhadas sobre os casos reportados”, informou.
A medida adotada pelo governo de Nicolás Maduro bate de frente com o acordo firmado no âmbito do Mercosul, que prevê a livre circulação de mercadorias entre os países-membros e associados, como é o caso da Venezuela.
Fonte: Da Redação

