A Câmara dos Deputados cassou o mandato da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) por quebra de decoro. Ao todo, foram 437 votos a favor e apenas 7 contrários, além de 12 abstenções.
A agora ex-deputada ficará inelegível por 8 anos, segundo determinação da Lei da Ficha Limpa.
Ela é acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) de ser a mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.
Antes da decisão do Plenário, no início de junho, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados havia recomendado, por 16 votos a 1, a perda de mandato de Flordelis, em acompanhamento ao parecer do relator Alexandre Leite (DEM-SP).
Todavia, para que a parlamentar perdesse o cargo, era necessário ter a maioria absoluta em votação, ou seja, o voto favorável de 257 deputados, fato que acabou se consumando na data de hoje.
Por sua vez, Flodelis reafirmou ser inocente e que a decisão de julga-la caberia ao povo, e não aos deputados. Ela também disse, caso tivesse o mandato cassado, sairia de cabeça erguida.
“Todos saberão que sou inocente, a minha inocência será provada e vou continuar lutando para garantir a minha liberdade, a liberdade dos meus filhos e da minha família, que está sendo injustiçada”, declarou.
Por UOL Notícias