Política

Catarina ou Nicoletti: acompanhe ao vivo julgamento no TRE-RR para decidir o candidato do União Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) julga nesta terça-feira, 10, os pedidos de candidatura do deputado federal Antonio Nicoletti e da deputada estadual Catarina Guerra, ambos do União Brasil. A sessão inicia às 15h. A Corte transmite ao vivo por meio do YouTube.

Acompanhe aqui:

Os dois políticos travam uma briga entre si na Justiça para serem os únicos candidatos majoritários pelo partido em Boa Vista.

Após o julgamento das candidaturas, o TRE julga em seguida os recursos impetrados pelos partidos que entraram com pedidos de impugnação do registro de candidatura de Catarina Guerra.

Relator

O juiz relator do caso é Claudio Belmino, que ocupa cargo de jurista na composição da Corte Eleitoral em Roraima. Ele assumiu o cargo em junho deste ano, após aprovação em lista tríplice, em substituição do jurista Ataliba de Albuquerque. Anteriormente, ele ocupava o cargo de procurador-geral adjunto do Governo do Estado.

Antes disso, o processo já passou pelos juízes Breno Jorge Portela e Marcus Gil Barbosa Dias, que emitiram decisões favoráveis à Catarina. Marcus Gil também é procurador do Governo de Roraima.

Nicoletti apresentou arguição de suspeição contra o relator do processo, Claudio Belmino, alegando que, no exercício do cargo de procurador corregedor do Estado de Roraima, estaria comprometida a imparcialidade no julgamento deste processo, em razão da natureza política da função e da nomeação ter sido feita por ato do governador do Estado, Antonio Denarium que apoia Catarina Guerra.

No entanto, Belmino explicou que a eleição para o cargo ocorreu entre os procuradores e que a nomeação pelo governador apenas formaliza o ato. E como resultado, se disse apto a julgar o processo e rejeitou o pedido de Nicoletti.

O deputado então apresentou novos argumentos e a corregedora do TRE-RR, Tânia Vasconcelos abriu prazo para o juiz Claudio Belmino se manifestar novamente. Ela determinou ainda que a notificação do juiz ocorra o mais rápido possível, pois a situação deve estar resolvida antes do julgamento do caso nesta terça-feira.

Entenda

O partido União realizou convenção dia 3 de agosto onde Nicoletti foi escolhido como o candidato com 11 votos. Catarina, que também demonstrou interesse, recebeu 6 votos.

Catarina então procurou a executiva nacional do partido, que emitiu um comunicado afirmando que ela seria a candidata. Ela então entrou com pedido de registro de candidatura no TRE-RR.

Ambos os postulantes entraram com pedido de impugnação dos registros de candidatura. Desse modo, no dia 1º de setembro, o juiz Breno Jorge Portela Silva Coutinho atendeu ao pedido de Catarina Guerra e deferiu a impugnação da candidatura de Nicoletti à Prefeitura de Boa Vista.

Além disso, o juiz Breno Jorge também determinou que a candidata do partido União em Boa Vista seja Catarina Guerra.

Anteriormente a isso, o Ministério Público Eleitoral (MPE) havia emitido parecer onde o promotor Hevandro Cerutti opinou pela rejeição da candidatura de Catarina, pois sua escolha não ocorreu em convenção como determina a lei eleitoral.

Nicoletti se disse surpreso com a decisão do juiz local, apesar do parecer do MPE e então decidiu recorrer da decisão. O julgamento do recurso ocorre nesta terça-feira (10). Depois disso, os candidatos poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Ministério Público e Ministério da Justiça criam laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro em RR

Ele será vinculado ao Grupo de Atuação Especial de Combate ás Organizações Criminosas e de…

10 horas ago

Familiar de paciente internada na maternidade precisou comprar água para mulher tomar banho após desabastecimento, diz denúncia

De acordo com o relato do marido da paciente, ao pedir suporte da direção, recebeu…

11 horas ago

Alunos do curso de teatro da Prefeitura de Boa Vista apresentam espetáculo ‘A Família Perfeita’ neste sábado, 21

Entrada será gratuita. Espetáculo é uma comédia romântica que retrata uma família problemática e cheia…

11 horas ago

Mulheres ganham 20% menos do que homens em mais de 50 mil empresas

Mulheres negras ganham metade do salário de homens não negros

11 horas ago

Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos, revela pesquisa

Índice cresce entre professores do ensino fundamental

14 horas ago

Governo Federal autoriza uso da Força Nacional para combater incêndios florestais em Caracaraí

Contingente vai atuar no município do interior de Roraima durante 90 dias

15 horas ago