Chuvas causam alagamentos em seis municípios de Roraima; ‘vamos ficar ilhados’, diz morador

Defesa Civil já registrou casos de queda de pontes, transbordamento de rios, além de resgate de pessoas e animais ilhados

Chuvas causam alagamentos em seis municípios de Roraima; ‘vamos ficar ilhados’, diz morador

As fortes chuvas têm causado transtornos aos moradores de seis municípios do interior de Roraima, sendo eles: Bonfim, Cantá, Caroebe, Rorainópolis, São Luiz e São João da Baliza, impossibilitando o tráfego por via terrestre devido aos alagamentos.

Segundo o denunciante Carlos Gonçalves, que reside no Cantá, o período chuvoso mostra a falta de assistência do Poder Público à população. Para o denunciante, esta não é uma situação atípica.

De acordo com ele, todos os anos os moradores temem ficar ilhados. Em um vídeo enviado por Carlos à reportagem, é possível constatar a dificuldade que o motorista tem ao realizar a travessia na estrada do município por causa da má qualidade da vicinal tomada pela água dos rios.

“Não foi realizado o serviço de raspagem nas estradas. Por isso, há buracos e muita lama. Na Vicinal 1, Confiança 3, vamos ficar ilhados, por exemplo. Além disso, a BR-432 está em situação crítica”, lamentou o morador.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado (CEPDC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMRR) não informaram o quantitativo de resgates que ocorreram desde o início do período chuvoso.

Contudo, destacaram que os serviços mais solicitados estão queda de pontes, transbordamento de rios sobre trechos de vicinais e resgate de pessoas e animais ilhados. Os moradores podem entrar em contato com os órgãos pelo seguintes telefones 199 – Defesa Civil e 193 – CBMRR.

Confira os casos abaixo:

CANTÁ

No Cantá, no início deste mês, moradores ilhados foram resgatados no Projeto de Assentamento Tatajuba. Já na última semana, a Defesa Civil foi acionada na Vicinal 21, para remover a população que não conseguia se deslocar devido à enchente.

Conforme o CBMRR, equipes conseguiram acessar as áreas afetadas com embarcações e levaram cestas básicas e equipe médica aos locais.

Nesse domingo (16), o prefeito do município André Castro solicitou apoio da Defesa Civil para coletar informações sobre danos causados pelas chuvas, pelas cheias dos rios para decretar situação de emergência na região.

A Defesa Civil alertou também que os trechos da BR-432, na região do Rio Cachorro, próximo à vila Central, e em todo trecho da BR próximo ao Rio Baraúna, vêm apresentando alagamento das regiões próximas devido às fortes chuvas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçou o alerta aos condutores que trafegam no km 175 da rodovia. Segundo o órgão, há uma forte correnteza sobre a via e ela está totalmente interditada.

“Redobrem a atenção ao transitarem na via e, na dúvida, não tentem atravessar esses alagamentos. A PRF está, nesse momento, fazendo monitoramento dos locais de risco. Qualquer informação urgente ligue 191″, destacou a polícia.

SÃO JOÃO DO BALIZA

No dia 1º deste mês, um grupo de moradores ficou isolado por seis dias na vicinal 28, do Projeto de Assentamento Sabiá, em São João da Baliza, após uma enchente nos rios da região, e foi resgatado pelos bombeiros da 2ª Companhia do município.

De acordo com a equipe, os rios subiram rápido com as chuvas, inundando a vicinal e impedindo a saída das seis pessoas. Os bombeiros retiraram as pessoas nadando devido à impossibilidade de utilizar embarcação.

SÃO LUÍS

Também neste mês, moradores São Luís, ao Sul do estado, ficaram ilhados pelas cheias do Rio Cachorro e foram resgatados pelos bombeiros.

CAROEBE

No município de Caroebe, as equipes da Defesa Civil realizaram a remoção de famílias que também foram afetadas pelas cheias do Rio Cachorro na Vicinal 4.

Outro caso semelhante ocorreu no dia 27 de abril, quando um trecho da BR-210, que liga as vilas Entre Rios e Jatapu, no município de Caroebe, Sul de Roraima, cedeu após uma chuva. À época, os moradores não tiveram retorno sobre a situação.

RORAINÓPOLIS

Desde o mês de abril, diversas famílias foram retiradas da região devido às cheias dos Rios Branco e Anauá que passam pelo município. No dia 4 de maio, uma equipe da 2ª Companhia do CBMRR realizou a remoção de 16 cavalos de uma área que ficou isolada dentro de uma propriedade rural.

Na manhã desse domingo, um proprietário rural teve a propriedade alagada e isolada pelas cheias do Rio Anauá. Equipes da Defesa Civil realizaram a retirada do morador e de dois cachorros que ficaram isolados.

UIRAMUTÃ

Diversos resgates também são realizados no município de Uiramutã. A Defesa Civil informou que houve vistorias em áreas alagadas e removeram famílias para a sede do município.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x