Política

Condenado na Justiça em 2019 por desvio de recursos públicos, Glicério segue como presidente da Fermarh

O presidente da Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) Glicério Marcos Fernandes Pereira, foi condenado em 2019 pela Justiça por desvio de recursos públicos. Na época, o prejuízo ao tesouro do Estado foi de pelo menos R$ 49 mil.  Da mesma forma, outras duas pessoas receberam condenação.


Conforme a ação de 2019, Glicério se aproveitou da falsificação de dados no sistema eletrônico referente as informações de créditos de habitação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para cometer o crime de peculato. Ainda conforme o documento, na época, ele era sócio e administrador da empresa Êxito Empreendimentos LDTDA.

Contudo, a defesa de Glicério antes de pedir pela absorção no caso, sugeriu a pena mínima. No entanto, a Justiça ressaltou que contra Glicerio, ‘pesou’ o fato de que ele se apropriou do dinheiro público.

Entenda

O documento citava uma série de irregularidades conforme apurado pelo Ministério Público Federal (MPF), que apresentou denúncia à Justiça. Além disso havia indícios de que a empresa foi a responsável pela elaboração do projeto básico, conduta vedada pela Lei. Assim, as investigações apontaram que houve um possível esquema entre os envolvidos para desvio de recursos públicos.

O pagamento de seis parcelas foram feitos de forma integral à empresa de Glicério, no entanto, sem a comprovação de que os serviços foram totalmente executados. A firma também deixou de apresentar relatórios mensais das atividades, em descumprimento a uma cláusula do contrato. Ele chegou a argumentar que realizou o serviço por completo, mas segundo a Justiça, as provas não foram suficientes.

“A valer que a contração de empresa Êxito Empreendimentos LTDA se deu com escopo de favorecê-la, de modo a facilitar a prática do delito tendo em vista que esta já era a empresa responsável pelos serviços atinentes a outros convênios celebrados pelo Incra”, cita trecho do documento.

Indicações

Glicério Fernandes é amigo do ex-secretário da Casa Civil, Disney Mesquita, amigo pessoal do governador Antônio Denarium (PP).

Além disso, Glicério não é único com processos perante à Justiça e que hoje está a frente de uma secretaria durante o governo de Denarium.

O secretário de Cultura, Shérisson Oliveira foi denunciado pela ex-esposa por agressões físicas e psicológicas. Em 2021 ela abriu um boletim de ocorrência contra o ex-marido e relatou à reportagem o caso.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Guia ensina contribuintes a declarar Imposto de Renda sem erros

Material é gratuito. Prazo para entrega da declaração é 31 de maio

9 horas ago

‘O Espírito da Floresta’ e ‘Diários Yanomami’: livros sobre impactos do garimpo e saberes indígenas serão lançados na UFRR

Evento acontece no dia 24 de maio, a partir das 18h30. Lançamento terá a presença…

11 horas ago

Mulher tenta matar amiga a facadas após discussão durante bebedeira, em Caracaraí-RR

Suspeita foi presa pela Polícia Militar minutos após o crime, ocorrido nesta sexta-feira, 17; vítima…

11 horas ago

Bandidos invadem casa em Boa Vista e levam R$ 5,5 mil em espécie

Três celulares, um notebook e uma motoneta usada na fuga também foram roubados; crime aconteceu…

13 horas ago

Brasil teve 230 mortes de pessoa LGBTI+ em 2023

Número representa uma morte a cada 38 horas

15 horas ago

Saiba como doar parte do Imposto de Renda para ajudar vítimas da cheia no RS

Contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido para fundos do Governo gaúcho

17 horas ago