Confira assiduidade de vereadores na Câmara Municipal de Boa Vista

Documento obtido com exclusividade pelo Roraima em Tempo revela os mais faltosos e assíduos parlamentares da capital

Confira assiduidade de vereadores na Câmara Municipal de Boa Vista
Foto: Divulgação PMBV

O Roraima em Tempo teve acesso, nesta terça-feira, 12, ao relatório de presença dos parlamentares de Boa Vista nas sessões do 1º semestre de 2025. Ao todo, foram 36 sessões ordinárias e 12 ordens do dia.

De acordo com o documento, o vereador Júlio Medeiros (MDB) foi o campeão de faltas, sendo que participou da metade (50%) do total de sessões. Ele participou de 18 sessões, mas faltou 18.

Na sequência, aparece a vereadora novata Bárbara Falcão (Progressistas), com 70% de presença. Conforme o relatório, ela registrou 10 faltas.

Por outro lado, os vereadores mais assíduos de Boa Vista nas discussões parlamentares são Bruno Perez (MDB) e Thiago Saraiva (PSD). Os dois marcaram presença em 32 sessões e participaram de todas as ordens do dia.

Em seguida, aparecem Vavá do Thianguá (MDB) e Marcelo Nunes (PDT), que registraram presença em 31 sessões e também participaram de todas as ordens do dia.

A reportagem entrou em contato com a Câmara Municipal de Boa Vista para saber se as faltas são descontadas dos salários dos vereadores e aguarda resposta.

Confira a lista completa aqui:

Citados

Em nota, a vereadora Bárbara Falcão esclareceu que sua ausência em sessões da Câmara Municipal de Boa Vista ocorreu, primeiramente, em razão de afastamento médico de 10 dias para recuperação de cirurgia de endometriose. A parlamentar disse ainda que, em outro momento, a ausência se deu em conformidade com Resolução aprovada pela própria Casa, que autorizou sua participação em uma capacitação, visando aprimorar sua atuação parlamentar.

Já o vereador Júlio Medeiros informou que as faltas foram devidamente justificadas junto à Secretaria de
Apoio Legislativo da Casa, todas por razões de saúde, conforme documentado nos seguintes ofícios e atestados médicos:

● Ausência por repouso absoluto: Através do MEMO 017/2025/GAB/JM, protocolado em 17 de março de 2025 , foi justificada a ausência do vereador no período de 25 de fevereiro de 2025 a 25 de março de 2025. A ausência se deu em decorrência de um procedimento cirúrgico que exigiu repouso absoluto, conforme atestado pelo Dr. Lucho Uliana Montellano.
● Ressutura e repouso absoluto: Por meio do MEMO 024/2025/GAB/JM, protocolado em 08 de abril de 2025, foi comunicada a ausência do parlamentar das atividades. O afastamento foi necessário para a realização de um procedimento de ressutura e repouso absoluto, conforme atestado médico emitido pelo Dr. Lucho Montellano
● Ausência por motivo de saúde: Por meio do MEMO 035/2025/GAB/JM, protocolado em 03 de junho de 2025, foi comunicada a ausência do parlamentar nas atividades. O afastamento também ocorreu por motivo desaúde, seguindo recomendação médica para repouso domiciliar, conforme atestado emitido pelo Dr. Yulsef Ferreira

O parlamentar disse ainda que, apesar dos desafios de saúde enfrentados, que exigiram os afastamentos médicos, o trabalho do gabinete não parou. Sendo que, no período de janeiro a agosto de 2025, apresentou expressiva produção legislativa, incluindo 1.608 indicações e 8 Projetos de Lei do Legislativo.

Conforme o parlamentar, as indicações atenderam a dezenas de bairros da capital , com foco em demandas essenciais de infraestrutura, como melhorias em calçadas (328 indicações), limpeza urbana (324 indicações), meio-fio (293 indicações) e sinalização viária (197 indicações).

Por fim, o vereador Júlio Medeiros reiterou seu compromisso com a população de Boa Vista e com suas obrigações parlamentares. “As ausências, embora significativas, foram motivadas por questões de saúde inevitáveis e devidamente comunicadas e documentadas junto às instâncias competentes da Câmara Municipal”, escreveu na nota.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x