Política

Conselho indígena envia ao Senado pedido de afastamento de Chico Rodrigues da comissão que acompanha crise Yanomami

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) enviou no dia 24 deste mês ao Senado Federal um ofício pedindo o afastamento do senador Chico Rodrigues (PSB) da presidência da comissão externa que acompanha a crise dos Yanomami.

O documento também foi enviado ao Conselho de Ética Parlamentar, ao procurador-Geral da República Antônio Aras, ao Ministério Público Federal (MPF) e também à Defesa dos Direitos Indígenas e Minorias.

A comissão

Conforme o ofício, a Funai, juntamente com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), publicou portaria que estabelece procedimentos para a entrada de pessoas na TI Yanomami. O objetivo é proteger os indígenas.

No entanto, de acordo com o CIR, a comissão até o momento não apresentou plano de trabalho para visitação na região.

Motivos do pedido

Do mesmo modo, o documento cita também, que Chico Rodrigues “já se mostrou favorável ao garimpo em terra indígenas.” E que ele representa os interesses dos que praticam o crime há anos no local.

“Discursos como esses, incentivaram a invasão não só T.I.Y. mas também em outras TI na Amazônia. E, os efeitos negativos são presenciados hoje. Como no caso da TI Yanomami, TI Mundukuru e TI dos Kayapó”, diz trecho do documento.

Além disso, o ofício lembrou que o senador esteve envolvido em uma investigação da Polícia Federal (PF). Dessa forma, em uma operação, os agentes flagraram Chico, com R$ 33 mil reais dentro da própria cueca.

“Em 2020, durante operação, a Polícia Federal apreendeu na casa do senador uma pedra que aparentava ser pepita de ouro. E ainda o flagraram com R$ 33 mil que estava escondido na cueca. Até o momento, a polícia não informou a origem da pedra”.

‘Visita desrespeitosa’

Conforme os indígenas, a situação que causou revolta, foi a visita que o senador realizou sozinho à Terra Yanomami no dia 20 deste mês, feriado de Carnaval.

“O que mais causou descontetamento a esta organização e lideranças indígenas Yanomami, foi a visita do senador Chico Rodrigues à TIY sem a presença dos membros da comissão criada pelo senado e sem seguir os protocolos sanitários criados pelo Governo Federal.”

Convidado a se retirar

Por fim, o documento diz ainda que Chico Rodrigues foi convidado a se retirar do local. “Por não concordar com a visita, o lider Yanomami Junior Hekurari relatou que a visita gerou um constrangimento muito grande. E, com razão convidou o senador a se retirar imeadiatamente do local”.

Leia mais:

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

5 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

8 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

9 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

9 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

9 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

11 horas ago