Política

Conselho Indígena pede que Denarium seja investigado por genocídio e discriminação contra os Yanomami

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) pediu por meio de ofício que o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), seja incluso no inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga crime de genocídio e omissão de socorro na Terra Yanomami.

O documento foi encaminhado para o procurador da República em Roraima, Alisson Marugal, ao superintendente regional da Polícia Federal no estado, Ronald Campos, à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara e para o ministro da Justiça, Flávio Dino

Em nota divulgada à imprensa, o CIR manifestou repúdio às falas de Denarium veiculadas na Folha de São Paulo nesta segunda-feira (30), onde disse que os indígenas têm que se “aculturar”, e que “não podem mais ficar no meio do mato, parecendo bichos”.

“Os discursos de ódio e os crimes de discriminação praticados por Denarium devem ser processados e punidos”, ressaltou o Conselho.

Além disso, o CIR afirma ainda que o governador de Roraima minimizou o grave estado de calamidade enfrentado pelos Yanomami devido a invasão de garimpeiros ilegais que, segundo a organização, cresceu nos últimos anos incentivados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo próprio Denarium.

“Dentre os atos criminosos de Denarium, destacamos a edição das leis estaduais Dentre os atos criminosos de Denarium, destacamos a edição das leis estaduais 1453/2021 e lei 1.701/2022, ambas flagrantemente inconstitucionais. e lei 1.701/2022, ambas flagrantemente inconstitucionais”, pontuou.

O Conselho se refere às leis que libera o garimpo em Roraima e que proíbe a destruição de maquinários. Ambas foram derrubadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Sem constrangimentos e acreditando na impunidade, Denarium comemorou com membros do Movimento Garimpo Legal a sanção desta última lei com um ‘churrascão’ em frente à Assembleia Legislativa”, relembrou o CIR.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Sine oferta 95 vagas para Roraima nesta segunda-feira, 25

Vagas são para pessoas com ou sem experiência

50 minutos ago

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

Autorização foi feita hoje na composição das vacinas Spikevax

18 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

22 horas ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

23 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

1 dia ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

1 dia ago