Ex-secretário de Roraima será ouvido na CPI da Covid
A CPI da Covid aprovou nesta terça-feira (18) a convocação do ex-secretário executivo Elcio Franco Filho, que foi secretário da Saúde de Roraima no governo de Antonio Denarium (sem partido). Franco Filho foi o número dois da pasta durante a gestão de Eduardo Pazuello.
Quatro senadores pediram a oitiva: Otto Alencar (PDS-BA), Eduardo Girão (Podemos-CE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Humberto Costa (PT-PE). Eles querem detalhes da atuação do ex-secretário no combate à pandemia, principalmente no que diz respeito a compras e abastecimento de insumos para estados e municípios.
Mais cedo, Roraima em Tempo mostrou que o requerimento seria avaliado hoje. Além de Elcio Franco, devem ser convocados o atual secretário de Saúde de Roraima, Airton Cascavel, que também foi assessor, e o ex-gestor da Comunicação, Marcos Arnoud, o “Markinhos Show”.
Na comissão, o senador Girão lembrou que a crise sanitária no Amazonas e a ausência de oxigênio para os pacientes internados são temas centrais da CPI. Por isso, a necessidade do depoimento da testemunha.
FRACASSO
Já Randolfe considerou a gestão de Elcio Franco um fracasso diante do número de mortos. Segundo o parlamentar, quando o ex-secretário assumiu, o Brasil tinha 15.633 mortes e 223.142 casos confirmados. Ao ser exonerado, o número de óbitos estava em 298.843.
“Durante o período em que esteve no cargo, o Brasil presenciou o colapso dos sistemas de saúde pelo país – sem vagas nos hospitais para os doentes, pacientes sendo atendidos em corredores […] Só se chegou a essa situação catastrófica por conta dos inúmeros e sucessivos erros e omissões do governo no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil, em especial no Ministério da Saúde, sob o comando de Eduardo Pazuello e gestão executiva do ora requerido”, alegou o senador.
Ainda conforme Randolfe, durante o tempo em que Franco Filho foi secretário-executivo, o Ministério da Saúde apresentou um Plano Nacional de Vacinação somente em dezembro de 2020, após exigência do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Mesmo com a demora, o plano era falho. Apresentava diversos pontos em aberto e foi alvo de críticas de cientistas cujos nomes apareciam como responsáveis pela elaboração do documento e que afirmaram não terem sido consultados antes da publicação”, alegou.
Evento é gratuito e vai acontecer entre os dias 25 e 27 de abril
Gestão de Métodos de Acesso e Recuperação de conta é uma das novas funcionalidades para…
Apesar da alta dos juros, em dezembro de 2023, o Conselho Monetário Nacional determinou um…
Escolha foi feita em reunião do comitê gestor do Programa Selo Verde Brasil
Genomas foram extraídos de esqueletos encontrados no abrigo rochoso de Takarkori, no sudoeste da Líbia
Atenção aos preços, qualidade dos produtos e outras medidas importantes vão garantir boas relações de…