Política

Denarium cria três secretarias e nomeia própria esposa

O governador Antonio Denarium (PP) criou três Secretarias Extraordinárias e nomeou a própria esposa, Simone Denarium, como titular de uma das novas pastas.

O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou o decreto de criação das pastas nessa terça-feira (14) e a nomeação dos secretários na quarta-feira (15).

Segundo a publicação, a esposa de Denarium vai comandar a Secretaria de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (Seedis).

Além disso, o governador nomeou Paulo César Martins Torres como titular da Secretaria de Estado Extraordinária do Governo Digital (Seegd).

Antes, ele estava no cargo de inventariante do extinto Banco do Estado de Roraima (Baner), pertencente à estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Gestão Estratégica e Administração (Segad).

Denarium nomeou, ainda, Valdeilson da Silva como gestor da Secretaria de Estado Extraordinária de Relações Federativas (Seerf). Antes disso, ele estava como coordenador geral do Grupo Técnico Especializado (GTE) da Casa Civil.

Função das secretarias

Conforme os decretos, as novas secretarias terão duração de 12 meses.  Além disso, o Governo definirá o regimento interno, detalhando as atividades das pastas, em até 90 dias, contando da data de publicação dos decretos.

Segundo o DOE, Denarium criou a secretaria comandada pela própria esposa para coordenar e operacionalizar políticas públicas de responsabilidade social.

Já a Seegd, de acordo com o decreto, foi instituída para desburocratizar, modernizar, fortalecer e simplificar a relação do poder público com a sociedade, por meio de serviços digitais.

Por outro lado, a Seerf foi criada para dar assistência ao governador na articulação com os demais entes da federação para o desenvolvimento de políticas comuns.

Familiares no primeiro escalão

Com a nomeação da esposa, Denarium tem agora três parentes ocupando cargos como titulares de Secretarias.

No início da gestão, a irmã de Simone Denarium, Leila Perussolo, assumiu a Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Do mesmo modo, Tânia Soares, também irmã da primeira-dama, assumiu a Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social.

Reforma administrativa

No início do Governo, Denarium afirmou que, como redução de gastos, reduziria o número de Secretarias de 37 para nove, mais a Casa Civil. Disse ainda que, assim, o número de cargos reduziria, gerando economia para o Governo.

O governador disse que enviaria a reforma administrativa para aprovação na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em fevereiro de 2019, fato que ainda não ocorreu.

Citados

O Roraima em Tempo entrou em contato com o Governo para questionar os critérios de criação, assim como a escolha dos secretários, além de qual será a estrutura administrativa das novas Secretarias.

Em nota, a Secretaria de Comunicação afirmou que a criação das Secretarias está prevista no orçamento governamental. Disse também que “são uma necessidade para melhor representação do governo em áreas importantes da administração pública, como a área social, uma das mais atingidas pela pandemia”.

Por fim, afirmou que a escolha dos secretários seguiu critérios técnicos.

Fonte: Da Redação

Bryan Araújo

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

8 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

12 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

12 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

14 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

14 horas ago