Cecília Lorezon - Foto: TV Imperial
Os deputados protocolaram uma denúncia no Ministério Público de Roraima (MPRR) contra a ex-secretária de Saúde do Estado (Sesau), Cecilia Lorezon. Assinam o documento os deputados: Soldado Sampaio (Republicanos), Claudio Cirurgião (União Brasil) e Jorge Everton (União).
Conforme a representação do último dia 28, os motivos da denúncia são as supostas irregularidades cometidas por Cecília enquanto esteve à frente da pasta.
Como resultado, os parlamentares pedem a instauração de inquérito civil e procedimento investigatório criminal para apurar as denúncias, afastamento de Cecilia da secretaria de Governo Digital e a responsabilização da ex-secretária pelos supostos crimes.
Entre eles, a suspensão dos serviços de hemodiálise por falta de pagamento de dívida milionária, falta de insumos nos hospitais do Estado e inadimplência com profissionais da área.
“A falta de gestão da representada, as suspeitas de corrupção e a indiferença com o sofrimento humano, colocam em riscos a saúde, a dignidade e a vida de milhares de roraimenses”, cita trecho do documento.
Além disso, os deputados lembraram as investigações da Polícia Federal e Controladoria-Geral da União. Essas investigações envolvem a Sesau em esquema de fraudes contratuais e cobrança de propina.
Conforme os deputados, há possíveis fraudes na concessão e pagamento de Tratamento fora de domicílio (TFD) entre 2020 e 2023. E também casos de denúncia de perseguição aos servidores.
“É fundamental destacar que as repetidas denúncias feitas pelos profissionais de saúde do Hospital Geral de Roraima (HGR), revelam um ambiente de trabalho marcado por perseguições, abusos de poder, e pela violação das normas legais por parte da ex-secretária”.
Do mesmo modo o documento também cita a tentativa de terceirização dos leitos dos leitos de UTIs sem a participação do Conselho Estadual de Saúde. “O Governo de Roraima, na pessoa da ex-secretária, possui um histórico de tentativas recorrentes de terceirização dos serviços de saúde pública sem a devida consulta e participação dos órgãos de controle e sociedade civil organizada”
Leia também:
Cecília Smith Lorenzon foi exonerada da Sesau e nomeada secretária da Secretaria de Estado de Governo Digital (Seegd). As informações estão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE).
Por fim, a exoneração de Cecília na Sesau ocorreu após ela ser acusada de cobrar propina de empresários. Ela foi duramente criticada pelos deputados estaduais, que ameaçaram abrir uma CPI da Saúde caso Antonio Denarium (Progressistas) não tomasse então providências contra Lorenzon.
Fonte: Da Redação
Equipes apreenderam 50 pés de maconha, 416 gramas de maconha prensada e seca, 70 gramas…
Inscrições podem ser feitas até 27 de fevereiro pelo site gov.br/mec
Medida atende à determinação do STF e prevê 85 auditorias sobre repasses feitos a estados…
Objetivo principal foi orientar os motoristas sobre a legislação vigente e ressaltar importância da direção…
Benefício varia entre R$ 410 a R$ 16.629
Nenhum apostador acertou as seis dezenas