Política

Detran de RR faz estudo técnico para gastar cerca de R$ 6 milhões com aluguel de espaço para serviços de segurança de dados do órgão

O Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR) realiza um estudo técnico para contratar serviços de aluguel de espaço para equipamentos de informática, serviço de computação em nuvem local, serviços de cópias de segurança e serviço de suporte técnico especializado com sustentação operacional pelo prazo de 12 meses.

O serviço de aluguel de espaço para equipamento de informática consiste em disponibilizar ambiente físico, lógico e infraestrutura de sustentação operacional para hospedar equipamentos de tecnologia da informação, aplicativos, sistemas e dados que irão compor a solução tecnológica.

A justificativa do Governo do Estado é de que a contratação seria necessária para que o usuário não sofra interrupções nos serviços prestados pelo Detran-RR.

No entanto, é importante destacar que o órgão só é responsável pelo servidor de arquivos internos. Dessa forma, outros arquivos, e até e-mails são desenvolvidos e hospedados pelo Getran, que é o sistema de Gestão de Trânsito do Governo Federal, e que já faz o serviço que o estudo diz ser necessário.

Preços

Conforme a cotação de preços feito pelo próprio Detran-RR, o valor do serviço solicitado pelo Departamento pode chegar a cerca de R$ 6,6 por um período de 12 meses.

A título de comparação, esse valor seria suficiente para a construção de seis centros de processamentos de dados, com todos os serviços descritos no estudo e que poderiam ser utilizados por 10 anos.

Atualmente, o processo precisa da autorização do diretor-presidente do Detran-RR para que seja incluído o orçamento de 2023 do órgão. Depois disso, deve passar pelos órgãos fiscalizadores, para então ser realizada a licitação.

Citado

A reportagem procurou o Governo para posicionamento. Por meio de notar, o Detran-RR disse que o projeto estava em fase de estudo e que em razão do valor ele se tornou inviável. Dessa forma, por se tratar de um levantamento de custos, no momento não há interesses em fazer contratações.

Fonte: Rádio 93 FM

Lara Muniz

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

6 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

9 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

10 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

10 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

10 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

13 horas ago