Termina neste sábado (29), véspera do pleito do dia 30, o prazo para que os eleitores baixem ou atualizem o e-Título. O APP é a versão digital que substitui o título de eleitor em papel nas eleições de 2022.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta o eleitorado a seguir regras de utilização, bem como baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes. Isso para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora.
Os eleitores podem baixar o e-Título nos celulares para apresentar no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto. Consultas sobre local de votação, assim como justificar ausência às urnas, emitir certidão de quitação eleitoral também são outros serviços no APP.
Conforme o TSE, até as vésperas do primeiro turno cerca de 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo no Brasil e no exterior. Desse total, 13 milhões de ativações ocorreram em 2022.
O download do e-Título é gratuito para celulares e tablets, nos sistemas Android e iOS, via App Store e Google Play.
“É preciso que você já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital, que pode ser acessado a qualquer momento. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais solicitados e responder a algumas perguntas. Para validar o acesso, as informações são cruzadas com as que constam no sistema da Justiça Eleitoral”, explica o TSE.
De acordo com o tribunal, eleitores que já têm o e-Título devem verificar se está tudo certo, mantendo o app atualizado. A reinstalação do aplicativo costuma resolver as dificuldades.
“Porém, a orientação é que eleitores não deixem para a última hora. Pois no dia da eleição não será possível resolver eventuais problemas com o uso do app”.
Fonte: Agência Brasil
Itens produzidos serão entregues às famílias dos adolescentes no final do ano
Programa Nacional de Imunizações distribui, anualmente, cerca de 300 milhões de doses para os 5.570…
Rhaysa de Souza, de 10 anos, foi convidada para participar da competição após também vencer…
Questionário deve ser preenchido até o dia 5 de dezembro
Criança nasceu no dia 4 de dezembro de 2023 e passou 13 dias na UTI…
Prola considera situação como inversão de valores, já que o Governo de Roraima não abriu…