Investir na educação melhora a economia e a prova disso está no Anuário da Competitividade 2022. O documento mostra que o país caiu duas posições no ranking que avalia o desempenho global de 63 países. E a educação é um item que conta pontos. Por isso, Romero Jucá sempre ajudou com melhorias na educação em Roraima.
Conforme o Anuário, a qualidade de ensino também levou a esse resultado. Apesar do Brasil ser o sétimo país do mundo que mais investe em educação, a qualidade do ensino é ruim. E o Estado de Roraima tem provas disso. Enquanto a Prefeitura de Boa Vista conseguiu melhorar a qualidade do ensino, na rede estadual, os problemas continuam, segundo Romero Jucá.
“A educação municipal é a quinta melhor do país. Porque as escolas são ótimas, os alunos usam materiais modernos e os profissionais são valorizados. Contudo, na rede estadual, todos os dias tem reclamação. São escolas em péssimas condições e alunos que, no segundo semestre, estão sem aulas”.
Para Romero Jucá, a educação ajuda a transformar a sociedade. Assim, o trabalho que ele fez pela educação em Roraima é o tema do vídeo desta quinta-feira (16), da série Legados. “A educação é fundamental para a vida das pessoas. Por isso, é importante que todos tenham oportunidade e acesso. Porque uma educação de qualidade muda a vida e faz com que as pessoas tenham um futuro melhor”.
O trabalho de Romero Jucá pela educação em Roraima começou ainda na época em que ele era o governador do Estado. “Quando eu cheguei aqui, em setembro de 1988, me deparei com várias questões. Mas, uma era muito grave, os jovens e as jovens que queriam fazer curso superior, tinham que ir embora do Estado. Por isso, eu trabalhei para criar a UFRR“.
Assim, com o apoio do Governo Federal, ele implantou a Universidade Federal de Roraima. E o primeiro desafio foi organizar o espaço físico da Instituição. “Ali onde está a UFRR, ia funcionar a sede do Governo. Mas, pra mim, era muito mais importante ter ali uma Universidade. Então, eu mudei o destino daquela área e construímos, com os recursos do Território, os dois primeiros prédios da UFRR”.
E em 1990, a UFRR fez o seu primeiro vestibular. Hoje, a UFRR tem 48 cursos de graduação, além de turmas de especialização, mestrados e doutorados. “A UFRR é uma realidade que me dá muito orgulho”.
Da mesma forma, Romero Jucá também contribuiu com a implantação da Escola Técnica em Roraima. E, em seguida, com a sua expansão, a partir da criação da Unidade na Vila de Novo Paraíso.
Ainda com a UFRR, ele ajudou na liberação de recursos para as ações de protagonismo juvenil e para o auxílio aos alunos indígenas. “Dessa forma, a gente faz com que esses jovens tenham a condição de construir e de contribuir com a melhoria do nosso Estado”.
Outro capítulo importante no apoio de Romero Jucá para a educação de Roraima é a parceria de trabalho com a ex- prefeita Teresa Surita, que aumentou o número de escolas na capital.
Desde 2013, Boa Vista ganhou 40 novas escolas. E com isso, criou novas vagas. Assim, a capital atende hoje a mais de 43 mil alunos. “O ensino da escola municipal é de qualidade. E os profissionais são valorizados. Então, isso é um somatório para que a gente tenha o grande instrumento de mudança de vida para o povo de Roraima, que é uma educação de qualidade”.
Clique aqui para conhecer mais sobre essa história.
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…