Política

Educação em Roraima: rede pública avança com apoio de Romero Jucá

Investir na educação melhora a economia e a prova disso está no Anuário da Competitividade 2022. O documento mostra que o país caiu duas posições no ranking que avalia o desempenho global de 63 países. E a educação é um item que conta pontos. Por isso, Romero Jucá sempre ajudou com melhorias na educação em Roraima.

Conforme o Anuário, a qualidade de ensino também levou a esse resultado. Apesar do Brasil ser o sétimo país do mundo que mais investe em educação, a qualidade do ensino é ruim. E o Estado de Roraima tem provas disso. Enquanto a Prefeitura de Boa Vista conseguiu melhorar a qualidade do ensino, na rede estadual, os problemas continuam, segundo Romero Jucá.

“A educação municipal é a quinta melhor do país. Porque as escolas são ótimas, os alunos usam materiais modernos e os profissionais são valorizados. Contudo, na rede estadual, todos os dias tem reclamação. São escolas em péssimas condições e alunos que, no segundo semestre, estão sem aulas”. 

Para Romero Jucá, a educação ajuda a transformar a sociedade. Assim, o trabalho que ele fez pela educação em Roraima é o tema do vídeo desta quinta-feira (16), da série Legados. “A educação é fundamental para a vida das pessoas. Por isso, é importante que todos tenham oportunidade e acesso. Porque uma educação de qualidade muda a vida e faz com que as pessoas tenham um futuro melhor”. 

A Educação em Roraima: a história da UFRR

O trabalho de Romero Jucá pela educação em Roraima começou ainda na época em que ele era o governador do Estado. “Quando eu cheguei aqui, em setembro de 1988, me deparei com várias questões. Mas, uma era muito grave, os jovens e as jovens que queriam fazer curso superior, tinham que ir embora do Estado. Por isso, eu trabalhei para criar a UFRR“. 

Assim, com o apoio do Governo Federal, ele implantou a Universidade Federal de Roraima. E o primeiro desafio foi organizar o espaço físico da Instituição. “Ali onde está a UFRR, ia funcionar a sede do Governo. Mas, pra mim, era muito mais importante ter ali uma Universidade. Então, eu mudei o destino daquela área e construímos, com os recursos do Território, os dois primeiros prédios da UFRR”. 

E em 1990, a UFRR fez o seu primeiro vestibular. Hoje, a UFRR tem 48 cursos de graduação, além de turmas de especialização, mestrados e doutorados. “A UFRR é uma realidade que me dá muito orgulho”. 

Mais oportunidades para os jovens

Da mesma forma, Romero Jucá também contribuiu com a implantação da Escola Técnica em Roraima. E, em seguida, com a sua expansão, a partir da criação da Unidade na Vila de Novo Paraíso.

Ainda com a UFRR, ele ajudou na liberação de recursos para as ações de protagonismo juvenil e para o auxílio aos alunos indígenas. “Dessa forma, a gente faz com que esses jovens tenham a condição de construir e de contribuir com a melhoria do nosso Estado”. 

A parceria de trabalho com Teresa Surita

Outro capítulo importante no apoio de Romero Jucá para a educação de Roraima é a parceria de trabalho com a ex- prefeita Teresa Surita, que aumentou o número de escolas na capital. 

Desde 2013, Boa Vista ganhou 40 novas escolas. E com isso, criou novas vagas. Assim, a capital atende hoje a mais de 43 mil alunos. “O ensino da escola municipal é de qualidade. E os profissionais são valorizados. Então, isso é um somatório para que a gente tenha o grande instrumento de mudança de vida para o povo de Roraima, que é uma educação de qualidade”. 

Clique aqui para conhecer mais sobre essa história.

Fabrício Araújo

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

6 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

9 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

9 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

10 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

11 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

12 horas ago