Eleições 2024: em Roraima, 5 mil jovens estão aptos a votar pela primeira vez

Dados são do Tribunal Superior Eleitoral mostram que o eleitorado com faixa etária de 16 a 17 anos aumentou 14,22% em comparação ao último pleito municipal

Eleições 2024: em Roraima, 5 mil jovens estão aptos a votar pela primeira vez
Urna eletrônica usada nas eleições brasileiras – Divulgação

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontaram que mais 5 mil jovens estão aptos a votar pela primeira vez em Roraima. Então, há 4483 adolescentes de 16 anos aptos para votar pela primeira vez. E, jovens de 17 anos contabilizam 6188.

Assim, a última atualização do portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de janeiro, mostra que o eleitorado com faixa etária de 16 a 17 anos aumentou 14,22% em comparação ao último pleito municipal.

De acordo com a analista judiciária, Iara Calheiros o voto decide o futuro da nação. “Os jovens querem participar da vida política do país. Por meio do voto, a gente pode decidir as políticas que também decidem o rumo do Brasil e da mesma forma, das políticas que vão ser elaboradas e vão retornar como benefícios para a população. Então, esses jovens por meio das campanhas, criaram consciência da atuação na escolha do pleito”, explicou.

Importância

Do mesmo modo, Iara falou sobre a importância de ter o titulo de eleitor. “O titulo de eleitor serve para diversas atuações civis. Esse jovem que tira o titulo de eleitor cedo e vai precisar entrar em uma universidade pública, ele já vai estar ok. Alguns empregadores exigem que você tenha título eleitor, ou seja, são diversos atos da vida para que você o tenha”, ressaltou.

A campanha

campanha “Bora Votar!”, lançada em 2021, e a Semana do Jovem Eleitor, em 2022, mobilizaram toda a Justiça Eleitoral para incentivar adolescentes a partir de 16 anos incompletos – mas que já teriam essa idade em 2 de outubro – a tirarem o primeiro título.

Essas campanhas repercutiram na mídia do país e entre artistas, atletas, celebridades e influenciadores digitais, que emprestaram a sua voz para convencer o público a acessar a plataforma Título Net na página do TSE e apresentar os documentos necessários para se tornar uma eleitora ou um eleitor.

Um dos pontos altos dessa mobilização foi o tuitaço do dia 16 de março, que contou com a participação dos perfis no Twitter do TSE, dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), de diversos influenciadores digitais, de organizações da sociedade civil e de instituições públicas e privadas.

Fonte: TV Imperial

0
Would love your thoughts, please comment.x