Política

Eleições 2024: Ministério Público Eleitoral divulga análise dos registros de candidaturas em Boa Vista

Nestas eleições, o Ministério Público Eleitoral (MPE) analisou até o último dia 16 de setembro, o registro de 306 candidatos da 1ª Zona Eleitoral, localizada em Boa Vista. Deste total, houve então, 5 registros indeferidos. 286 candidatos concorrem ao cargo de vereador e 04 coligações partidárias têm candidatos a prefeito e vice-prefeito de Boa Vista.


Assim, o Promotor de Justiça Eleitoral, Hevandro Cerutti, com atuação na 1ª Zona Eleitoral, explica que a análise consistiu em verificar a lista de documentos obrigatórios, certidões. Além de desincompatibilização, filiação aos partidos no período correto e possível violação à Lei da Ficha Limpa.

“Foram analisados, individualmente, todos os registros de candidatura. E apresentamos as impugnações e pareceres pelo indeferimento em diversos casos em que identificamos irregularidades relacionadas aos requisitos legais e violações à lei da ficha limpa. Tivemos um caso inusitado de um candidato que está cumprindo pena no sistema carcerário de Boa Vista. E, neste caso, a impugnação se deu por inelegibilidade infraconstitucional”, reiterou o Promotor.

Manifestações

Até o momento, já ocorreu 480 manifestações em processos da 1ª Zona Eleitoral. Nesta etapa do período eleitoral, há verificação de ocorrências de propaganda eleitoral irregular e casos de abuso de poder econômico e político. “Temos um canal próprio no site do MPRR para denúncias de crimes eleitorais, como a compra e venda de votos”, destacou.

Entre os próximos passos da atuação do MPE nas Eleições 2024, está a análise das prestações de contas dos partidos e candidatos. 

Por fim, os promotores de Justiça Eleitorais também são responsáveis por distribuir os horários reservados à propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão. Fiscalizar a legalidade nas mesas eleitorais bem como impugnar a atuação de mesários, fiscais. Ou delegados de partido político que estejam em desacordo com a legislação eleitoral, de verificar a entrega das urnas e realizar a totalização dos votos, a proclamação dos resultados e a expedição de diplomas.  

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Prazo para declarar Imposto de Renda começa dia 23 de março; atenção e planejamento são essenciais

Quem declara com antecedência aumenta as chances de receber a restituição mais cedo, alerta contador…

47 minutos ago

Mutirão de negociação de dívidas bancárias vai até o dia 31 de março

Negociação pode ser feita diretamente nos canais de atendimento da instituição credora

2 horas ago

Casal que lucrava R$ 300 mil por ano com vendas de drogas é preso em Rorainópolis

Suspeito confessou ser integrante de facção criminosa, e atuava como “companheiro” da organização que distribui…

3 horas ago

Ministério da Saúde lança primeira biblioteca virtual dedicada à saúde dos povos indígenas

Ação vai valorizar a produção de conhecimento relacionada aos povos indígenas, aproximando gestão pública, universidades…

5 horas ago

Escola improvisada de palha e madeira desaba no interior de Roraima e comunidade protesta contra Governo

Desabamento ocorreu durante a madrugada. Vídeos e fotos circulam nas redes sociais

5 horas ago

Filme do cineasta roraimense Aldenor Pimentel é selecionado em mostra de cinema, em Rondônia

Do gênero ação, “Fuga” teve cenas gravadas em 2024 em diferentes pontos turísticos de Boa…

7 horas ago