Política

Eleições 2024: Ministério Público Eleitoral divulga análise dos registros de candidaturas em Boa Vista

Nestas eleições, o Ministério Público Eleitoral (MPE) analisou até o último dia 16 de setembro, o registro de 306 candidatos da 1ª Zona Eleitoral, localizada em Boa Vista. Deste total, houve então, 5 registros indeferidos. 286 candidatos concorrem ao cargo de vereador e 04 coligações partidárias têm candidatos a prefeito e vice-prefeito de Boa Vista.


Assim, o Promotor de Justiça Eleitoral, Hevandro Cerutti, com atuação na 1ª Zona Eleitoral, explica que a análise consistiu em verificar a lista de documentos obrigatórios, certidões. Além de desincompatibilização, filiação aos partidos no período correto e possível violação à Lei da Ficha Limpa.

“Foram analisados, individualmente, todos os registros de candidatura. E apresentamos as impugnações e pareceres pelo indeferimento em diversos casos em que identificamos irregularidades relacionadas aos requisitos legais e violações à lei da ficha limpa. Tivemos um caso inusitado de um candidato que está cumprindo pena no sistema carcerário de Boa Vista. E, neste caso, a impugnação se deu por inelegibilidade infraconstitucional”, reiterou o Promotor.

Manifestações

Até o momento, já ocorreu 480 manifestações em processos da 1ª Zona Eleitoral. Nesta etapa do período eleitoral, há verificação de ocorrências de propaganda eleitoral irregular e casos de abuso de poder econômico e político. “Temos um canal próprio no site do MPRR para denúncias de crimes eleitorais, como a compra e venda de votos”, destacou.

Entre os próximos passos da atuação do MPE nas Eleições 2024, está a análise das prestações de contas dos partidos e candidatos. 

Por fim, os promotores de Justiça Eleitorais também são responsáveis por distribuir os horários reservados à propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão. Fiscalizar a legalidade nas mesas eleitorais bem como impugnar a atuação de mesários, fiscais. Ou delegados de partido político que estejam em desacordo com a legislação eleitoral, de verificar a entrega das urnas e realizar a totalização dos votos, a proclamação dos resultados e a expedição de diplomas.  

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Motorista tem ‘apagão’ no trânsito e bate em poste de iluminação

Homem afirmou que não se recordava do que tinha acontecido; apesar do susto ninguém se…

9 minutos ago

PIS/Pasep 2026: benefício começa a ser pago este mês; saiba quem tem direito a receber

Valor máximo do abono neste ano é de R$ 1.621 e é destinado a trabalhadores…

21 minutos ago

Marceneiro tenta matar irmão com golpes de marreta e pá na cabeça no Senador Hélio Campos

Após atacar o irmão, o marceneiro fugiu do local ameaçando retornar para “terminar o serviço”,…

1 hora ago

Prouni divulga aprovados em primeira chamada; confira a lista

Brasileiros sem diploma de nível superior integram público-alvo

1 hora ago

Vacina contra câncer criada há 20 anos pode mudar o futuro da doença

Imunidade duradoura revela caminho promissor para vacinas contra o câncer

2 horas ago

Mototaxista é preso com cinco granadas em mochila no Cauamé

Homem avistou a polícia e ficou nervoso, levantando suspeitas

3 horas ago