O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) começou a utilizar a inteligência artificial para as eleições 2024 nos processos de registro de candidaturas. Se trata do sistema ‘Janus’.
A expectativa é que o sistema processe casos como registros de candidatura e prestações de contas eleitorais, demonstrando o compromisso dos tribunais eleitorais em utilizar a tecnologia para melhorar seus processos.
Como resultado, possibilita a realização de tarefas repetitivas quando envolve grande volume de processos. Dessa forma permite a apreciação e julgamento num curto espaço de tempo.
O Janus é uma ferramenta de automação processual e inteligência artificial que lidará com grande volume de processos e que possuem tarefas repetitivas.
Do mesmo modo, quem desenvolveu o sistema foi o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Ele teve aplicação, pela primeira vez, nas eleições de 2022. Nesse sentido, houve a automatização de mais de 68% dos processos de registro de candidaturas e prestação de contas eleitorais.
Quanto à operabilidade, a solução impulsiona automaticamente os feitos mediante rotinas de automação, como elaboração de editais de impugnação em processos de prestação de contas e registro de candidaturas; elaboração de certidões processuais; preparação de atos de comunicação processual (como a intimação do Ministério Público e publicação, no Diário da Justiça Eletrônico, de editais, sentenças e decisões); lançamento de movimentos processuais de julgamento em sentenças e decisões. Além de encaminhamento dos autos para as demais tarefas do fluxo processual no PJe.
Fonte: Da Redação
Itens produzidos serão entregues às famílias dos adolescentes no final do ano
Programa Nacional de Imunizações distribui, anualmente, cerca de 300 milhões de doses para os 5.570…
Rhaysa de Souza, de 10 anos, foi convidada para participar da competição após também vencer…
Questionário deve ser preenchido até o dia 5 de dezembro
Criança nasceu no dia 4 de dezembro de 2023 e passou 13 dias na UTI…
Prola considera situação como inversão de valores, já que o Governo de Roraima não abriu…