Política

Eleições 2026: TSE inicia testes das urnas eletrônicas

O Teste Público de Segurança das urnas eletrônicas para as eleições de 2026 começou nesta segunda-feira (1°) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), marcando a edição que mais recebeu propostas da sociedade desde sua criação em 2009.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, informou, durante a abertura do evento, que ocorreu um total de 149 ideias, das quais 38 tiveram aceitação. Ao longo da semana, mais de 30 pessoas executarão os planos submetidos ao TSE para verificar a credibilidade e a segurança dos sistemas eleitorais.

“Desta vez, nós tivemos o maior número de investigadores. Bem como de propostas que vieram para o nosso conhecimento”, afirmou a ministra, ressaltando a importância do procedimento que ocorrerá até sexta-feira (5).

Cármen Lúcia destacou o papel dos participantes para assegurar uma eleição segura. “Neste teste, teremos 31 pessoas atuando durante essa semana, que farão, portanto, a verificação, o teste dos sistemas e a apresentação de propostas, para que a gente tenha uma eleição no ano que vem, mais uma vez, segura, tranquila, transparente e, acima de tudo, para o sossego da eleitora e do eleitor brasileiro.”

Teste de Urnas

Por fim, o teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais ocorre desde 2009. Ele é obrigatório desde 2016. Neste ano, o TSE recebeu pedidos de 151 pessoas interessadas em participar do evento, o que representa o maior número de inscritos na história do país.

Fonte: Portal R7

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

4 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

6 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

8 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

9 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

10 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

10 horas ago