Política

Enquadramento atrasado gera prejuízos para a economia de Roraima

Segundo Romero Jucá, o enquadramento atrasado é um prejuízo para Roraima. Ele é o autor da PEC 199 que virou a Emenda Constitucional 98. Essa lei mudou a Constituição Federal e, assim, garantiu o direito ao enquadramento para quem trabalhou na administração pública de Roraima entre os anos de 1988 e 1993.

A Emenda entrou em vigor em 2017. E desta forma, permitiu a análise dos documentos dos servidores. Segundo o Ministério do Planejamento, cerca de 14 mil pessoas esperam essa análise que é feita pela Comissão dos Ex-Territórios. Com a inclusão dessas pessoas na União, mais R$ 200 milhões por ano vão circular na economia local.

Nas suas redes sociais, Romero Jucá, reclamou dos pedidos aprovados na última semana. A ata 33, de 10 de setembro, tem 150 pedidos avaliados. No entanto, a Comissão aprovou apenas dois.

“O enquadramento é um direito que está na Constituição Federal. Então, esse atraso não cabe mais. E todos que tiverem o seu pedido negado, devem recorrer”.

Enquadramento atrasado: Romero Jucá cobra os senadores

Segundo o presidente do MDB de Roraima, esse atraso dificulta a vida de muitas famílias. Além disso, ele não concorda com os critérios que a Comissão usa.

“É um absurdo o enquadramento atrasado desse jeito. Por isso, cobro mais uma vez, a bancada federal e os senadores. Eles têm que ajudar para que o trabalho avance”.

Este ano, a Comissão publicou 33 atas gerais. Contudo, só aprovou 312 pedidos. Além disso, o grupo publicou 16 atas do artigo 6, que trata dos Policiais Civis. E por fim, mais seis atas do artigo 29. Esse artigo é das carreiras de Planejamento e Orçamento.

“Temos as leis e os decretos. Portanto, não cabe mais pedir a escolaridade, deixar de atender quem era cargo de confiança ou quem se aposentou. Ou seja, estão negando os direitos”.

Onde ficam as atas do enquadramento?

A Comissão registra as suas decisões em Atas ou Comunicados. Esses documentos estão no site do Ministério da Economia. Para ver as atas, é só acessar o endereço: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/comissao-ex-territorios.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Inspeção de passageiros em aeroportos é aleatória, garante Anac

Campanha Embarque Numa Boa foi lançada nesta semana

40 minutos ago

Prefeitura reforça sinalização de trânsito na entrada do João de Barro

Avenida Dom Aparecido recebe revitalização de 3km com pintura e instalação de novas placas de…

2 horas ago

Censo 2022: Roraima é o 4º estado com maior proporção de indígenas em áreas rurais do Brasil

Estado possui uma população total de 97.668 indígenas. Do total, 71.754 vivem dentro de terras…

4 horas ago

Ministério Público abre investigação para apurar falta de reagente no Hemocentro de Roraima

Material é utilizado no momento da doação e no exame de sorologia, que identifica uma…

4 horas ago

Justiça concede liberdade a presidente da Câmara Municipal de Boa Vista

Genilson Costa foi preso durante uma operação da Polícia Federal, que investiga uma associação criminosa…

5 horas ago