Equipe de reportagem do Amazonas é impedida por assessor de concluir entrevista com governador de Roraima; veja vídeo

Jornalista fez perguntas referentes ao processo de cassação de Antonio Denarium e a escândalos na Saúde de Roraima

Equipe de reportagem do Amazonas é impedida por assessor de concluir entrevista com governador de Roraima; veja vídeo
Foto: Reprodução

A equipe de reportagem de uma emissora do Amazonas foi impedida de concluir entrevista com o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), na noite desta quinta-feira (9). Veja vídeo abaixo.

O gestor participava de uma reunião com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), e com governadores dos Estados do Acre e Rondônia para assinatura do Pacto pela Governança da Água.

Elias Pedroza, repórter de um programa de investigação da TV Norte, fez uma pergunta sobre a cassação de Denarium pelo Tribunal Regional Eleitoral (TCE-RR). No entanto, o governador de Roraima ignorou e comentou sobre o assunto da reunião.

Perguntado mais uma vez sobre o processo de cassação, o secretário adjunto de Comunicação do Governo de Roraima (Secom), Ricardo Amaral, que acompanhava Denarium, disse que o assunto não seria comentado e, assim, interrompeu o trabalho do repórter. Em seguida, ele empurra o jornalista para impedir a continuidade da entrevista com o governador.

O repórter também tentou fazer perguntas relacionadas aos escândalos que envolvem a secretária de Saúde de Roraima, Cecília Lorenzom, e o empresário Disney Mesquita. O secretário de Comunicação, mais uma vez, tenta afastar o jornalista. Constrangido com a situação, Denarium responde: “Qualquer tipo de informação que vocês queiram saber podem consultar o Tribunal Regional Eleitoral, que é público”.

O repórter decide então perguntar o porquê de a secretária de Saúde ainda não ter sido exonerada após os escândalos, contudo, é impedido novamente pelo assessor. Após o questionamento, Denarium diz que não tem “mais nada a falar” e tenta abaixar o microfone do jornalista.

Veja o vídeo:

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado para esclarecimento e aguarda retorno.

Liberdade de imprensa

A liberdade de imprensa, que decorre do direito da informação, é considerada um direito fundamental garantido pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Através da liberdade de imprensa, é dado ao cidadão a possibilidade de criar ou ter acesso a diversas fontes de dados como notícias, livros, jornais, sem interferência do Estado.

Conforme o relatório “Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil”, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o país registrou 376 casos de agressões contra profissionais de imprensa em 2022. Em 2021, cerca de 430 jornalistas sofreram algum tipo de violência no Brasil.

O relatório mostra ainda um aumento de 200% no impedimento do trabalho jornalístico no país em 2022. O documento aponta também que as ameaças, hostilizações, bem como intimidações cresceram 133,33% no ano passado.

Cassação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) cassou o mandato de Antonio Denarium e do vice-governdor Edilson Damião (Republicanos) por conduta vedada, em 14 de agosto. Além disso, a Corte determinou novas eleições.

A ação, movida pelo Partido Avante, trata do uso do programa Cesta da Família em 2022. É que em 2021, o Governo beneficiava 10 mil famílias. No entanto, em 2022, esse número aumentou para 50 mil famílias. A Justiça Eleitoral considerou a lei que proíbe tanto a distribuição de bens como de valores durante o ano de eleições.

No próximo dia 21, o TRE vai julgar os embargos da cassação. Ao todo, os juízes julgam cinco embargos apresentados pelos partidos Republicanos e Progressistas, bem como pelo vice-governador Edilson Damião, o próprio governador e Tânia Soares, cunhada de Denarium.

Depois disso, o Tribunal abre prazo para apresentação de recurso ordinário eleitoral. No entanto, a defesa ainda poderá apresentar novos embargos.

Fonte: Da Redação com informações da TV Norte

1
0
Would love your thoughts, please comment.x