Presidente do MDB regional, Romero Jucá - Foto: Reprodução/Instagram/Romero Jucá
A pavimentação da estrada da Guiana já iniciou e isso quer dizer que, em breve, Roraima alcançará um novo nível de desenvolvimento econômico. Pois o estado alcançará novos mercados.
As palavras são do presidente do MDB-RR, Romero Jucá, figura fundamental para o start da obra.
Mas essa história já vem de muito tempo. Não é de hoje que Romero Jucá é o protagonista na articulação para esta obra. Ele sempre entendeu que a Guiana é o melhor caminho para que produtores de Roraima exportem seus produtos. Pois é um trajeto mais curto e que valoriza a produção.
Atualmente, as mercadorias saem de Roraima para Manaus e depois seguem para o Porto de Paranaguá, no Sul do Brasil, para somente de lá seguirem para outros países.
Com o asfalto entre Linden e Lethem, as exportações ganham um caminho mais curto e quem ganha com isso são produtores, inclusive os de cooperativas que poderão exportar seus produtos com menor custo e tempo até chegarem ao destino final.
“Quando eu cheguei aqui uma das minhas preocupações também era a logística de Roraima. Porque para você produzir alguma coisa, você tem que vender. E tem que vender a um preço competitivo. E a gente tinha dois caminhos: a Venezuela e a Guiana. Eu sempre entendi que o melhor caminho era a Guiana”, explicou.
Além disso, Romero chegou a tratar sobre o assunto com diferentes presidentes, tanto do Brasil, quanto do país vizinho. A obra precisava de um investimento muito alto. E as articulações seguiram até o início dos trabalhos na estrada.
“Por muitos anos, eu fui o único político a falar sobre a estrada. Mas, eu sempre vi que a Guiana era o melhor caminho para o nosso Estado. Dessa forma, fazer a estrada é criar um novo caminho para a produção local e também pode fortalecer a Zona Franca de Manaus, por exemplo”.
O Banco do Desenvolvimento do Caribe (CDB) financiou US$ 190 milhões para o trecho de Linden a Mabura. E a empresa brasileira Galvão Queiroz S.A. do Brasil venceu a licitação.
Desta forma, ela vai fazer a construção de duas pistas de 7 metros de largura e os pontos de drenagem. A obra tem cerca de 122 km de extensão.
Crescimento exponencial
A Guiana tem alcançado um crescimento exponencial por conta da exploração do petróleo. Atualmente, o país extrai 400 mil barris por dia.
Além disso o crescimento do produto Interno Bruto (PIB) alcançou 30% ao ano e o país deve manter a mesma projeção para os próximos anos. Assim vai atrair investimentos e, consequentemente, beneficiar Roraima.
Por isso, Romero Jucá diz que é fundamental manter a boa relação política, econômica e social com a Guiana.
“Essa estrada é a redenção logística para Roraima. E eu não tenho dúvidas que isso vai transformar e melhorar a vida de milhares de pessoas do nosso Estado”.
Fonte: Da Redação
O concurso público é para o cargo de procurador legislativo da Câmara Municipal de Boa…
Crianças de famílias de baixa renda são as mais expostas
Equipamentos também serão usados para patrulhamento aéreo e monitoramento de grandes eventos na capital
Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras
Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…
Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…