Política

Ex-funcionário da Assembleia Legislativa é exonerado por perseguição política, diz denúncia

O ex-funcionário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Hisraufre Emiliano, denunciou à redação nesta segunda-feira (18) que foi exonerado por perseguição política. Além disso, ele afirmou que a Casa negou a entregar o cálculo de sua verba rescisória, bem como uma cópia do processo.

Conforme o denunciante, ele era cinegrafista da Casa há mais de 12 anos. Mas que em maio, após o Soldado Sampaio (Republicanos) assumir a cadeira presidencial, Hisraufre foi exonerado após ser confundido como um funcionário do ex-deputado Jalser Renier.

“Eu tinha amizade com o pessoal da presidência que trabalhava para ele [Jalser] e teve essa briga do Sampaio com o Jalser. O Jalser conseguiu voltar para a presidência com a decisão do STF. Aí os funcionários do Jalser todos comemorando, me abraçaram. O pessoal do Sampaio viu, o pessoal da Comunicação em si […] e me exoneraram”, explicou.

É que, Sampaio assumiu a presidência da ALE-RR quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes decidiu afastar Jalser do cargo em janeiro de 2021.

Em 24 de fevereiro, o ex-deputado foi reconduzido ao cargo. No entanto, quatro dias depois, Jalser teve seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar e Sampaio retornou à presidência.

Verba rescisória do funcionário

Após a exoneração, Hisraufre Emiliano deu entrada em sua verba rescisória e foi informado de que só tinha R$ 2 mil para receber. Por outro lado, ele solicitou a cópia do processo e o cálculo da verba. No entanto, a superintendência de Gestão de Pessoas da Assembleia se recusou a recebê-lo.

“Eu falei que não queria receber o dinheiro. Falei que eu queria toda a documentação, a cópia do processo e o cálculo da verba para eu poder entrar com o processo para eu poder receber. Aí desde então, eu fui lá uma semana e o superintendente não quer mais me receber”, relatou.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com a ALE-RR e a Casa afirmou se basear na Constituição Federal, que determina que cargos de comissão é de livre nomeação e exoneração.

Disse, ainda, que não consta pedido de cópia do processo, mas que qualquer servidor ou ex-servidor pode fazer o pedido deste tipo de documentação.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

6 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

9 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

9 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

11 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

12 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

12 horas ago