Política

Ex-funcionário da Assembleia Legislativa é exonerado por perseguição política, diz denúncia

O ex-funcionário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Hisraufre Emiliano, denunciou à redação nesta segunda-feira (18) que foi exonerado por perseguição política. Além disso, ele afirmou que a Casa negou a entregar o cálculo de sua verba rescisória, bem como uma cópia do processo.

Conforme o denunciante, ele era cinegrafista da Casa há mais de 12 anos. Mas que em maio, após o Soldado Sampaio (Republicanos) assumir a cadeira presidencial, Hisraufre foi exonerado após ser confundido como um funcionário do ex-deputado Jalser Renier.

“Eu tinha amizade com o pessoal da presidência que trabalhava para ele [Jalser] e teve essa briga do Sampaio com o Jalser. O Jalser conseguiu voltar para a presidência com a decisão do STF. Aí os funcionários do Jalser todos comemorando, me abraçaram. O pessoal do Sampaio viu, o pessoal da Comunicação em si […] e me exoneraram”, explicou.

É que, Sampaio assumiu a presidência da ALE-RR quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes decidiu afastar Jalser do cargo em janeiro de 2021.

Em 24 de fevereiro, o ex-deputado foi reconduzido ao cargo. No entanto, quatro dias depois, Jalser teve seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar e Sampaio retornou à presidência.

Verba rescisória do funcionário

Após a exoneração, Hisraufre Emiliano deu entrada em sua verba rescisória e foi informado de que só tinha R$ 2 mil para receber. Por outro lado, ele solicitou a cópia do processo e o cálculo da verba. No entanto, a superintendência de Gestão de Pessoas da Assembleia se recusou a recebê-lo.

“Eu falei que não queria receber o dinheiro. Falei que eu queria toda a documentação, a cópia do processo e o cálculo da verba para eu poder entrar com o processo para eu poder receber. Aí desde então, eu fui lá uma semana e o superintendente não quer mais me receber”, relatou.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com a ALE-RR e a Casa afirmou se basear na Constituição Federal, que determina que cargos de comissão é de livre nomeação e exoneração.

Disse, ainda, que não consta pedido de cópia do processo, mas que qualquer servidor ou ex-servidor pode fazer o pedido deste tipo de documentação.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

35 minutos ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

2 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

3 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

4 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

4 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

5 horas ago