Política

Fim do recesso: Assembleia retoma trabalhos legislativos em RR nesta terça-feira, 18

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) retorna às atividades nesta terça-feira (18), às 9h, no Plenário Noêmia Bastos Amazônia. O evento marca o fim do recesso parlamentar, iniciado em 20 de dezembro após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA).

A população poderá acompanhar tanto a sessão solene quanto os trabalhos regulares do parlamento por meio de múltiplas plataformas. As sessões deliberativas, que acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 12h, são transmitidas ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3), Rádio Assembleia (98.3 FM) e pelas redes sociais oficiais (@assembleiarr).

Entre os temas prioritários para 2025, a saúde pública segue como um dos principais desafios. Conforme o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), há um descontentamento generalizado com a gestão estadual do setor. “De acordo com pesquisas e inquéritos, há muitas queixas e denúncias, além de fornecedores – tanto empresas quanto pessoas físicas – que estão sem receber seus pagamentos. Isso tem causado sérios prejuízos, e a gestão da saúde estadual será, com certeza, um dos focos de debate nesta Casa”, afirmou.

A educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico permanecerão como temas prioritários na pauta do parlamento. Sampaio ainda avalia que a segurança pública será um dos destaques nas discussões, especialmente devido ao crescimento do fluxo migratório venezuelano e à atuação de organizações criminosas no Estado.

“Há informações do governo federal e de órgãos de inteligência de que facções criminosas da Venezuela estão entrando no Brasil por Roraima. Então esse também será um tema de grande relevância nos debates ao longo do ano”, explicou o presidente.

2º biênio

O retorno dos trabalhos legislativos em 2025 marca ainda o início do segundo biênio da 9ª Legislatura e traz uma nova composição para as 22 comissões permanentes da Casa. Essas comissões, que abrangem áreas estratégicas como educação, orçamento e justiça, são grupos de trabalho especializados formados por cinco a sete membros, garantindo a proporcionalidade entre os blocos parlamentares.

“As comissões permanentes têm um papel fundamental, pois são responsáveis por analisar, emendar e aperfeiçoar os projetos de lei. Além disso, realizam audiências públicas e exercem a fiscalização do Poder Executivo e das políticas públicas estaduais. Portanto, assim que a nova composição for definida, as comissões voltarão às atividades”, explicou o superintendente legislativo, Jardel Souza.

De acordo com o Regimento Interno, a nomeação dos integrantes deve ocorrer em até cinco dias após a sessão de instalação. Caso as lideranças partidárias não indiquem seus representantes dentro desse prazo, o regimento prevê que o presidente da Casa fará as designações de ofício. Além disso, cada parlamentar pode atuar simultaneamente como membro efetivo em até seis comissões.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Sine: veja as mais de 150 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 19

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Mecânico é preso pelo desaparecimento da ex-companheira

A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…

11 horas ago

Smtran integra operação nacional de fiscalização e segurança no trânsito

Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…

15 horas ago

Prefeitura de Caroebe vai gastar mais de R$ 1 milhão em aluguel de estrutura para eventos

São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…

16 horas ago

Justiça obriga banco a suspender cobranças de cartões de crédito consignado não contratados

Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima

17 horas ago