“Governo não tem priorizado recuperação de estradas e vicinais”, afirma Edio Lopes

Parlamentar deu a declaração em entrevista à Rádio 93 FM

“Governo não tem priorizado recuperação de estradas e vicinais”, afirma Edio Lopes

O governador Antonio Denarium (sem partido) não tem priorizado a recuperação de vicinais em Roraima, afirmou o deputado federal Edio Lopes (PL). O parlamentar deu a declaração em entrevista à Rádio 93 FM, na tarde desta quinta-feira (12).

De acordo com o deputado, a omissão do governo na conservação das estradas resultou na situação precária na qual se encontram as vicinais de Roraima atualmente.

“Você vê que essa não é uma situação de hoje. É uma situação que todos os anos, em que as chuvas são mais volumosas, se repetem”, explicou o parlamentar.

Segundo o deputado, Antonio Denarium passou os três anos de mandato nas redes sociais afirmando que os problemas nas pontes e estradas eram das prefeituras dos municípios.

Contudo, Edio Lopes argumenta que a responsabilidade é de todos os políticos de Roraima.

“A obrigação de arrumar estrada são de todos nós. Eu sou deputado e não me canso de correr atrás de dinheiro para arrumar estrada, para arrumar ponte. A prefeita a mesma coisa, todos os prefeitos, e eu acho que todos os governados têm que fazer a mesma coisa”, disse.

Situação Precária das vicinais

Além disso, o parlamentar afirmou que a situação das vicinais de Roraima é critica e que os municípios do interior, com exceção de Mucajaí, não têm condições financeiras para realizar a manutenção das estradas, por isso precisaria de apoio do governo.

“Nós reconhecemos que as situações das vicinais do estado, como um todo, são muito sérias porque nem todas as prefeituras têm essa estrutura”, relatou.

Em seguida, Edio Lopes afirma que o produtor rural precisa do apoio do governo para escoar a produção pelas vicinais, pois o estado é quem fica com 75% da receita de Roraima e não os municípios.

“Ai o governo diz que arrumar estrada não é com ele, mas como não é com ele? Eu não conheço uma única vicinal aqui que foi uma prefeitura que abriu” indaga.

Rodovias alagadas

Na semana passada, moradores das comunidades indígenas da região do Baixo São Marcos, zona rural de Boa Vista, procuraram a reportagem para denunciar as condições precárias da RR-319 e das pontes que conectam a região ao município de Normandia, Norte de Roraima.

Conforme a denúncia, a rodovia que liga as comunidades a Normandia está intrafegável. Além disso, três pontes localizadas na estrada estão quebradas.

Um morador da região do Baixo São Marcos, que preferiu não se identificar, contou que o problema já é antigo. Disse ainda que a situação piora com o período das chuvas. Segundo ele, nessa época as estradas ficam todas alagadas e os moradores ficam ilhados.

“Estamos abandonados a sorte com essas chuvas. Nós das comunidades indígenas do Passarão e arredores estamos ilhados, pois não conseguimos sair para Boa Vista e demais regiões”, explicou.

Citada

A Secretaria de Infraestrutura informa que o Governo do Estado recuperou até o momento 3.000km de estradas vicinais, incluindo substituição de pontes de madeira que estavam danificadas pela ação do tempo e falta de manutenção.

Sobretudo, é importante destacar que a manutenção de estradas vicinais é de responsabilidade das prefeituras municipais e o Governo do Estado executa o serviço no sentido de garantir a trafegabilidade da população.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x