Política

Indígenas rejeitam Denarium e senadores em evento com presidente da República

Um líder indígena revelou à reportagem do Roraima em Tempo que a presença do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) foi rejeitada no evento que ocorreu nesta segunda-feira (13) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Lago Caracaranã, em Normandia.

De acordo com as informações, o Governo Federal pediu a participação de Denarium. No entanto, os indígenas não aceitaram. Isso sob alegação de que ele é a favor do garimpo.

Além disso, a assessoria de Lula também solicitou a aprovação para a participação dos três senadores de Roraima. E, do mesmo modo, os indígenas rejeitaram.

Desprestígio

A atitude dos indígenas mostra o desprestígio das maiores autoridades políticas de Roraima. Pois, tanto o governador como Mecias de Jesus (Republicanos), Chico Rodrigues (PSB) e Hiran Gonçalves (PP) são a favor do garimpo.

Como resultado, suas declarações, ações, ou mesmo a ausência delas, incentivaram muito o avanço do garimpo ilegal nas terras indígenas. O que causou grande impacto na vida dos Yanomami, por exemplo.

Repúdio de indígenas

As entidades indígenas chegaram a repudiar a escolha dos senadores na comissão que o Senado criou para acompanhar a situação dos Yanomami.

Ademais, eles pediram a retirada de Chico Rodrigues da presidência da comissão. Além de ser um forte apoiador do garimpo, ele é investigado por suspeita de corrupção com verbas da Covid-19 na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Por outro lado, os indígenas apontam Mecias de Jesus com um dos responsáveis pela crise dos Yanomami. Conforme eles, o senador tem responsabilidade na falta de medicamentos que contribuiu para várias mortes.

É que, nos últimos quatro anos, Mecias indicou os coordenadores do Dsei Yanomami. E foi nesse período que a crise na TI se agravou.

Além disso, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para apurar o desvio de verbas de medicamentos no Dsei Yanomami.

Conforme relatório do Ministério da Saúde, em um dos processos, a empresa contratada entregou apenas 10% do contrato. Assim, pode ter ocorrido o desvio de 90% da verba.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

10 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

12 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

13 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

14 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

14 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

16 horas ago