Política

Jalser aciona STF para suspender cassação e pede para voltar à presidência da Assembleia

O ex-deputado Jalser Renier acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão da cassação e a volta para a presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O pedido é da última quinta-feira (17). Ele perdeu o mandato por quebra de decoro parlamentar.

Conforme a defesa, a cassação vai de encontro com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, responsável por assinar a decisão que o reconduziu à mesa diretora da ALE-RR em fevereiro.

De acordo com o documento, a ação dos deputados em votarem a favor da cassação se trata de um conluio para manter o deputado Soldado Sampaio (Republicanos) na presidência da Casa.

Assim, Jalser pede para que os efeitos das sessões de julgamento realizadas no dia 28 de fevereiro sejam suspensos.

A Assembleia se manifestou no processo e afirmou que o ex-parlamentar distorceu os fatos para induzir a Justiça ao erro. No documento, a ALE-RR cita que Jalser sustentou que houve desrespeito à decisão e reiterou que o ministro reconsiderou-a logo em seguida.

Dentre os fatos apresentados, a ALE-RR destacou que durante o comando da Casa, Jalser promoveu a exoneração de todos os comissionados. A Assembleia argumenta ainda que ele realizou a ação para que a sessão de votação que determinou sua cassação fosse frustrada.

Dessa forma, eles completaram dizendo que o parlamento concluiu efetivamente a decisão do ministro Alexandre de Moraes, dando continuidade ao processo disciplinar.

Entenda

O ex-deputado Jalser Renier está sendo investigado por ser o principal suspeito de arquitetar o sequestro do jornalista Romano dos Anjos. O crime ocorreu em outubro de 2020.

Apontado como o chefe de uma milícia, Jalser chegou a ser preso, mas foi liberado, pois gozava de imunidade parlamentar.

Cassado

Após as oitivas, Renier fez tudo para evitar a cassação. Moveu ações judiciais pedindo anulações, atacou o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), o chamando de agiota, bem como disparou ofensas contra outros deputados.

Ele até expôs que o marido da procuradora-geral do Ministério Público (MP), Janaína Carneiro, tem cargo comissionado no governo estadual. Denúncia essa apurada e confirmada pelo Roraima em Tempo.

Embora o STF tenha reconduzido Jalser Renier à presidência da ALE-RR, nenhum esforço evitou a perda do mandato. A Justiça não anulou as oitivas e corrigiu para 100 vezes menos o valor de causa pedido pela defesa. Já nas sessões da Casa, ele foi exposto, isolado e cassado por seus, agora, ex-colegas parlamentares.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

2 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

4 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

6 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

6 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

6 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

8 horas ago