Política

Jalser aciona STF para suspender cassação e pede para voltar à presidência da Assembleia

O ex-deputado Jalser Renier acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão da cassação e a volta para a presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O pedido é da última quinta-feira (17). Ele perdeu o mandato por quebra de decoro parlamentar.

Conforme a defesa, a cassação vai de encontro com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, responsável por assinar a decisão que o reconduziu à mesa diretora da ALE-RR em fevereiro.

De acordo com o documento, a ação dos deputados em votarem a favor da cassação se trata de um conluio para manter o deputado Soldado Sampaio (Republicanos) na presidência da Casa.

Assim, Jalser pede para que os efeitos das sessões de julgamento realizadas no dia 28 de fevereiro sejam suspensos.

A Assembleia se manifestou no processo e afirmou que o ex-parlamentar distorceu os fatos para induzir a Justiça ao erro. No documento, a ALE-RR cita que Jalser sustentou que houve desrespeito à decisão e reiterou que o ministro reconsiderou-a logo em seguida.

Dentre os fatos apresentados, a ALE-RR destacou que durante o comando da Casa, Jalser promoveu a exoneração de todos os comissionados. A Assembleia argumenta ainda que ele realizou a ação para que a sessão de votação que determinou sua cassação fosse frustrada.

Dessa forma, eles completaram dizendo que o parlamento concluiu efetivamente a decisão do ministro Alexandre de Moraes, dando continuidade ao processo disciplinar.

Entenda

O ex-deputado Jalser Renier está sendo investigado por ser o principal suspeito de arquitetar o sequestro do jornalista Romano dos Anjos. O crime ocorreu em outubro de 2020.

Apontado como o chefe de uma milícia, Jalser chegou a ser preso, mas foi liberado, pois gozava de imunidade parlamentar.

Cassado

Após as oitivas, Renier fez tudo para evitar a cassação. Moveu ações judiciais pedindo anulações, atacou o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), o chamando de agiota, bem como disparou ofensas contra outros deputados.

Ele até expôs que o marido da procuradora-geral do Ministério Público (MP), Janaína Carneiro, tem cargo comissionado no governo estadual. Denúncia essa apurada e confirmada pelo Roraima em Tempo.

Embora o STF tenha reconduzido Jalser Renier à presidência da ALE-RR, nenhum esforço evitou a perda do mandato. A Justiça não anulou as oitivas e corrigiu para 100 vezes menos o valor de causa pedido pela defesa. Já nas sessões da Casa, ele foi exposto, isolado e cassado por seus, agora, ex-colegas parlamentares.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

28 minutos ago

SESI-RR promove a 2ª Corrida Nacional em Boa Vista com inscrições até 31 de março

Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…

1 hora ago

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

12 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

13 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

14 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

16 horas ago