Política

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) nos próximos dias.

Esse é o primeiro passo que o inquérito vai seguir após chegar ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ele é o relator da investigação.

Caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, no prazo de 15 dias, decidir se Bolsonaro e os demais indiciados serão denunciados ao Supremo pelas acusações. As defesas dos investigados também deverão se manifestar.

A expectativa é de que o julgamento da eventual denúncia da procuradoria ocorra somente no ano que vem. Isso devido ao recesso de fim de ano da Corte, que começa no dia 19 de dezembro e termina em 1° de fevereiro de 2025

Novas acusações

O tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, prestou depoimento ao Supremo. Ele então falou sobre omissões e contradições apontadas pela Polícia Federal (PF) na oitiva realizada na terça-feira (19).

Logo após o depoimento, Alexandre de Moraes decidiu manter o acordo e os benefícios de delação premiada de Cid. O ministro entendeu então que Mauro Cid esclareceu as omissões e contradições apontadas pela PF.

O ministro enviou o novo depoimento de volta à Polícia Federal para complementação das investigações.

Na oitiva da PF, Mauro Cid negou ter conhecimento sobre o plano golpista para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, bem como Alexandre de Moraes.

Contudo, de acordo com as investigações da Operação Contragolpe, uma das reuniões da trama golpista aconteceu na casa do general Braga Netto, em Brasília, no dia 12 de novembro de 2022, e teve a participação do ex-ajudante de ordens.

No ano passado, Cid assinou acordo de delação premiada com a PF e então se comprometeu a revelar os fatos de que teve conhecimento durante o governo de Bolsonaro, como o caso das vendas de joias sauditas e da fraude nos cartões de vacina do ex-presidente. 

Fonte: Agência Brasil

Rosi Martins

Recent Posts

Isenção do Enem 2026 deve ser solicitada até 24 de abril; veja quem tem direito

Importante ressaltar que a isenção não é automática e os candidatos devem solicitá-la formalmente

6 horas ago

Pente-fino no INSS: instituto cancelou 2.400 benefícios por acúmulo indevido desde 2021

Apenas entre janeiro e fevereiro deste ano, 21 pessoas perderam direito a pagamentos da autarquia.…

8 horas ago

Nova Ficha Digital de Hóspedes agiliza o check-in em mais 3,7 mil meios de hospedagem; saiba como funciona

Formato 100% digital já passou a ser adotado integralmente nesta segunda-feira, 20

10 horas ago

Polícia identifica e prende homem suspeito de matar motociclista a tiros em via pública

Momentos antes do crime, o suspeito e a vítima ingeriram, juntos, bebida alcóolica em uma…

10 horas ago

Erros no uso da geladeira podem aumentar a conta de luz em até 30%

Engenheiro eletricista explica como manutenção inadequada e maus hábitos elevam consumo de energia elétrica

11 horas ago

Homem é preso em flagrante após cometer importunação sexual contra duas irmãs, em Caracaraí

Segundo relato, o homem praticava atos obscenos e falava frases de cunho sexual sobre as…

12 horas ago